CIDADES

min de leitura - #

Região ultrapassa 300 casos de Covid-19

Da Redação

| Edição de 20 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em uma semana, a região registrou um aumento de 74 casos de coronavírus. Eram 228 casos na última sexta-feira e ontem o número chegou a 302, um aumento de 32,4%. Apenas ontem, 21 novos registros foram incluídos na lista, número recorde de confirmações desde a adoção dos testes rápidos. Os novos casos foram registrados nos municípios de Arapongas (10), Apucarana (7), São João do Ivaí, Mauá da Serra, Ivaiporã e Faxinal.
A pandemia também avançou em mais municípios com os primeiros registros sendo computados, na semana, em Bom Sucesso, Lunardelli e Lidianópolis. Dos 29 municípios da região, o Covid-19 já chegou a 18 (62%).
Ontem, o município de Apucarana ultrapassou a marca dos 100 casos. Foram sete novos diagnósticos confirmados ontem, elevando para 103 o total de registros desde o início da pandemia. Os novos pacientes são 6 homens, de 22, 32, 55, 65, 37 e 39; e uma mulher, de 59 anos. Todos estão em isolamento domiciliar. Ainda com informações da AMS, Apucarana tem 120 casos suspeitos em investigação. O município também soma 69 pacientes curados da doença.
Em Arapongas, a Secretaria de Saúde do município divulgou boletim epidemiológico com dez novos casos registrados, elevando para  129 o número total de casos. Mais da metade dos pacientes diagnosticados desde o começo da pandemia (87) estão curados. Outros 193 pacientes estão em investigação.  
IVAIPORÃ
O Departamento Municipal de Saúde de Ivaiporã confirmou ontem o 22º caso . O novo resultado positivo, segundo o Departamento de Saúde é um jovem de 27 anos, e possivelmente foi contaminado com o vírus fora do município. O paciente encontra-se em isolamento domiciliar.
Mauá da Serra e São João do Ivaí registraram novos casos de coronavírus ontem. A informação foi confirmada através do boletim do coronavírus, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SESA).
Em Mauá da Serra, foi confirmado o terceiro caso da doença. Já em São João do Ivaí, que tinha confirmado na quinta (18) o sétimo caso, confirmou ontem o oitavo. Em ambas as cidades, o perfil dos infectados ainda não foi divulgado até a publicação desta matéria.
No boletim da Sesa de ontem, caso registrado em Bom Sucesso foi transferido para Sarandi, de modo que o município tem apenas um caso confirmado.

FAXINAL
APÓS FUNCIONÁRIA TESTAR POSITIVO, SUPERMERCADO É INTERDITADO

A Secretaria de Saúde de Faxinal confirmou ontem um novo caso de coronavírus, o 4º registrado no município desde o início da pandemia. A paciente é uma mulher de 30 anos, que está com sintomas leves e em isolamento em casa, e trabalha em um supermercado da cidade. Vinte colegas de trabalho foram colocados em quarentena preventiva e o estabelecimento foi lacrado  pelo setor de epidemiologia.
Segundo o secretário de administração do município e porta-voz do comitê do Covid-19 no município, Francisco Alfredo Ferreira, o Hal, o supermercado deve passar por um processo de desinfecção antes de ser reaberto. “Se o estabelecimento tiver uma equipe extra para atuar, pode abrir após a realização da desinfecção”, comenta.
Ontem, o setor de epidemiologia coletou material dos vinte funcionários que tiveram contato direto com a paciente infectada e estão em quarentena. “Também teremos que mapear os consumidores que tiveram contato com ela e monitorar essa situação pelos próximos dias”, comenta.