CIDADES

min de leitura - #

UBSs abrem hoje para Dia D de vacinação contra polio e sarampo

Da redação

| Edição de 18 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Vinte e três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Apucarana ficarão abertas hoje, das 8 horas às 17 horas, no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra Poliomielite e Sarampo. A meta em Apucarana é imunizar 6.450 crianças de 12 meses a 5 anos incompletos.

O Dia D é uma grande oportunidade para os pais, principalmente, aqueles que trabalham e não conseguem levar seus filhos para vacinar durante o horário comercial da semana. “É um cuidado que vai proteger as crianças de duas graves doenças e isso só é possível através da vacina”, afirma o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
Todas as crianças entre 1 ano e menores de 5 anos devem ser levadas aos postos de vacinação, independente da situação vacinal anterior. A recomendação é levar a carteirinha de vacinação, assim as equipes de saúde poderão também colocar em dia outras vacinas que possam estar em atraso.
A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo segue até o dia 31 de agosto período em que pais podem também levar seus filhos para vacinar em 23 UBSs com sala de vacinação no município, entre 8 horas e 16h30. 
A meta de vacinação do Ministério da Saúde contra o sarampo e a poliomielite é de 95%. Último balanço da cobertura divulgado na quarta-feira pela Autarquia Municipal de Saúde, o índice em Apucarana estava em 20%, e a nível nacional em 16%.

ARAPONGAS
Em Arapongas, 1.135 crianças já foram vacinadas contra a polio, uma cobertura de 20,25% da meta, e 1.112 contra o sarampo, com cobertura 19,84%. Em Arapongas, o Dia D será realizado nas 13 UBSs que têm sala de vacinação. “Com a realização do dia “D”, queremos aumentar a cobertura vacinal, alcançando números positivos para a área da saúde. Pedimos a colaboração e presença dos pais ou responsáveis das crianças. É importante levar cartão SUS e carteirinha de vacinação”, afirma a coordenadora do setor de vacinas, Grasiela Stefanuto.
A ação contará também com uma Rua de Recreio, com brinquedos e distribuição de doces.