CIDADES

min de leitura - #

Vacinação contra sarampo começa na quarta em Apucarana

Da redação

| Edição de 09 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana inicia na próxima quarta-feira (12) a Campanha de Vacinação Contra o Sarampo. A imunização começa em todo o estado na segunda-feira, mas devido ao feriado municipal da padroeira da cidade, na terça-feira, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) não vão funcionar amanhã.

Imagem ilustrativa da imagem Vacinação contra sarampo começa na quarta em Apucarana

A campanha segue até o dia 13 de março e tem como público alvo pessoas de 5 a 59 anos. A maioria dos casos confirmados de sarampo está na faixa etária de 20 a 29 anos, por esse motivo, o Paraná fará a estratégia de vacinação indiscriminada, ou seja, todas as pessoas nessa faixa etária devem procurar as unidades de saúde. 
Para as demais idades, de cinco a 19 anos e dos 30 aos 59, a vacinação é seletiva. É necessário levar o comprovante vacinal para verificação do esquema, pela unidade de saúde, pois somente será imunizada a pessoa que nunca recebeu a dose ou que esteja com o esquema vacinal incompleto. 
De acordo com o diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), Roberto Kaneta, em Apucarana não há casos da doença. “Tivemos 7 casos suspeitos, sendo que 3 foram descartados e 4 estão sendo investigados”, informa Kaneta.
De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), o Paraná tem 831 casos confirmados da doença e outros 1.583 estão sendo investigados.
O prefeito Junior da Femac reforça a necessidade da população se proteger contra a doença. “Procurem as nossas unidades de saúde para se vacinar e manter a nossa cidade livre do sarampo”, conclama o prefeito. 

ARAPONGAS
Em Arapongas, a campanha  inicia amanhã nas unidades 18 Horas (Flamingos, São Bento e Petrópolis), Centro de Especialidades Jaime de Lima e nas UBSs de Aricanduva,  Caic, São Vicente, Centauro, Araucária, Tropical, Bandeirantes, Águias, Jardim Primavera e Araponguinha.. “Vamos vacinar esse público, tendo em vista que essa população está em fase ativa tanto nas Escolas, universidades, mercado de trabalho, entre outros. Essa é uma estratégia para mantermos a população imune, tendo a prevenção como o melhor remédio”, garante a supervisora de Imunização, enfermeira Drª, Graziela Stefanuto.