COLUNA DA TRIBUNA

min de leitura - #

Presidente da Itaipu na reunião da Amuvi

Da Redação

| Edição de 31 de julho de 2023 | Atualizado em 31 de julho de 2023
Imagem descritiva da notícia Presidente da Itaipu na reunião da Amuvi

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Lauro Junior (União Brasil), de Jandaia do Sul, marcou reunião da associação para a próxima sexta-feira, em Apucarana. O encontro será às 9 horas, na sede administrativa do CREA, que fica na Rua Guarapuava, 580, área central da cidade. Segundo Lauro Junior, o principal assunto da pauta é a possibilidade de os municípios da região desenvolverem projetos de infraestrutura ou de outra natureza, com apoio financeiro da Itaipu Binacional. Para tanto, estará presente o ex-deputado federal e atual diretor-presidente da Itaipu Binacional, Ênio Verri (foto), que fará uma explanação sobre tudo que ela tem a oferecer aos municípios. Na presidência da Itaipu, o petista Ênio Verri tem sido muito visitado por prefeitos de todo o Paraná em busca de auxílio financeiro para seus projetos.

Escola em Arapongas 

Um grande número de populares, maior até do que o esperado pelas autoridades públicas, prestigiou no último sábado, em Arapongas, a inauguração da Escola Municipal Enzo Batista Daleffe Pereira, no Jardim Caravelle, que recebeu investimentos de R$ 4,7 milhões. Escola tem capacidade para abrigar cerca de 500 crianças. Além do prefeito Sérgio Onofre (PSC), participaram do evento os secretários estaduais Roni Miranda (Educação) e Coronel Hudson Teixeira (Segurança Pública), os deputados estaduais Pedro Paulo Bazana (PSD) e Tiago Amaral (PSD), além de vereadores e demais lideranças. O prefeito Sérgio Onofre fez um discurso emocionado.

Reforma tributária

O Congresso Nacional retoma as atividades nesta terça-feira com foco nas pautas econômicas, como a reforma tributária, novo arcabouço fiscal e orçamento de 2024 pendentes de aprovação. As três matérias são consideradas fundamentais para o governo dentro das tratativas das metas fiscais. A reforma tributária, no Senado, por exemplo, deverá ter mudanças em relação ao texto que foi aprovado na Câmara, segundo o senador Eduardo Braga (MDB-AM), relator da proposta. Governo espera que qualquer alteração no texto venha para melhorar e não para complicar. O tema da reforma tributária tem sido discutido no Congresso Nacional há três décadas, mas nunca foi aprovada uma modificação sistemática.

Voto dos jovens

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pretende intensificar neste segundo semestre a sua campanha institucional que incentiva jovens a partir de 16 e 17 anos de idade a ter título de eleitor e, mais do que isso, participar do processo eleitoral, embora não isso não seja obrigatório. Além da campanha através dos meios de comunicação (rádio e televisão), site e redes sociais, os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) espalhados por todo o País desenvolverão ações específicas visando a busca de eleitores jovens. Desde 2015 a Justiça Eleitoral tem feito campanhas.

Haddad e a onça de ouro

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, decidiu devolver à Embaixada do Reino da Arábia Saudita uma onça de ouro que recebeu como presente na manhã desta segunda-feira, em São Paulo. A obra seria incorporada ao patrimônio da União, mas a Receita Federal orientou o ministro a devolver a escultura. A instrução de devolver o presente foi dada pelo secretário da Receita, Robinson Barreirinhas. Em nota, o Ministério da Fazenda diz que a “oferta de presentes a autoridades públicas deve ser feita com aviso prévio ao cerimonial do órgão público agraciado” e confirma que a onça de ouro já está sendo devolvida.