COLUNAS

min de leitura - #

Misturador de voz

Editoria de Política

| Edição de 20 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Para evitar que o presidente Michel Temer (PMDB) seja mais uma vez gravado, o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) instalou no gabinete presidencial um dispositivo que dificulta a compreensão de áudios captados por aparelhos eletrônicos. Chamado de “misturador de voz”, o aparato instalado há três semanas emite sinais sonoros, não captados pelo ouvido humano, que interferem na gravação do som ambiente e sobrepõem o áudio de conversas feitas no local de despachos do presidente. O dispositivo também está sendo instalado em gabinetes ministeriais e se discute colocá-lo também no Palácio do Jaburu, onde o empresário Joesley Batista, da JBS, gravou conversa com o presidente. O conteúdo foi utilizado na denúncia contra o peemedebista por corrupção passiva.

Na Capital O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), cumpre agenda hoje em Curitiba, onde terá audiências em secretárias e no Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Acompanhado do secretário de Obras, engenheiro Herivelto Moreno, Beto Preto vai tratar da questão das obras de duplicação da BR-376, junto do distrito de Vila Reis.

Reunião na AMP Ainda no decorrer do dia Beto Preto, na condição de presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), participa de reunião convocada pela Associação dos Municípios do Paraná (AMP). Na pauta o alerta aos prefeitos, com relação ao prazo final (31 de julho), para parcelamento de dívidas com a Previdência. 

Portal Outra questão que o prefeito de Apucarana e presidente da Amuvi vai tratar na reunião da AMP é o cumprimento de determinação do Ministério Público Estadual, no sentido de que os prefeitos providenciem as adequações do “Portal da Transparência”. O prefeito observa que este instrumento é obrigatório para prefeituras.

Capital do esporte De 21 a 29 de julho, Apucarana será mais uma vez a “capital estadual do esporte escolar”, ao sediar a fase final do 64º Jogos Escolares do Paraná (JEPs), categoria “A”. De acordo com os organizadores, a competição vai reunir 6 mil atletas de 130 municípios na faixa etária de 15 a 17 anos.

Repercussão “Esta é a sexta vez em cinco anos que estamos recebendo a etapa final de uma competição estadual”, lembra o prefeito Beto Preto. Segundo ele, isso gerou uma grande repercussão no esporte de Apucarana, que agora também poderá sediar a final dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs).
Convenção A Comissão Provisória do Partido Progressista (PP) de Apucarana marcou convenção municipal para o próximo sábado (22), das 13 às 16 horas, no plenário da Câmara de Vereadores. Segundo o presidente da comissão, Laércio de Morais, na oportunidade será eleito o Diretório Municipal.

Filiados Vale lembrar que o PP é o partido com maior número de filiados em Apucarana. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o partido tinha até março deste ano 1.224 filiados no município, seguido do Partido dos Trabalhadores (PT), com 887. O PP era comandado pela família Scarpelini.

Meta do PRB I O Partido Republicano Brasileiro (PRB) pretende dobrar a bancada de deputados estaduais, eleger pelo menos um representante na Câmara Federal e participar de forma ativa das eleições para governador. Segundo o seu presidente estadual, Aroldo Martins, esta é a meta do partido para 2018, quando haverá eleições.

Organização Segundo Aroldo Martins, o PRB está organizando diretórios municipais em quase todo o Estado através de reuniões regionais e filiações de lideranças dos principais segmentos da sociedade. Neste aspecto, ele informa que o partido terá diretórios ou comissões provisórias em 200 dos 399 municípios do Paraná. 

Luto Faleceu ontem em Arapongas, aos 93 anos, a pioneira Aurora Baioni Mantovani. Esposa do ex-vereador Liberto Mantovani, o autor da lei que tornou obrigatório nomear as ruas da cidade com nomes de pássaros. Dona Aurora estava com a saúde fragilizada e estava internada há alguns dias na Santa Casa. Ela deixa o viúvo e cinco filhos Irahi, Rangel, Elizabeth, Sueli e a ex-deputada Irondi Pugliesi. 

Vapt Vupt

O procurador da República, Rodrigo Janot, reafirmou ontem que o orçamento de 2018 da Lava Jato em Curitiba está garantido.        De acordo com Rodrigo Janot, o orçamento da Lava Jato não será reduzido e está “garantidíssimo”.      
A resposta de Janot foi dada a questionamento feito pela recém-nomeada por Temer para comandar a PGR, Raquel Dodge.       Relatório da PF aponta indícios de corrupção passiva por parte de ministros do Tribunal de Contas da União.