CIDADES

min de leitura - #

A pé ou de bicicleta, em nome da fé

Renan Vallim

| Edição de 12 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Entre todos os milhões de devotos de Nossa Senhora Aparecida em todo o país, o aposentado Alfredo José Gomes, de 68 anos, pode ser considerado um dos que mais se sacrificaram pela santa. O apucaranense já percorreu, a pé ou de bicicleta, 7,3 mil quilômetros nas seis vezes em que fez o trajeto até a Aparecida (SP), cidade onde se encontra a Basílica em homenagem à padroeira do Brasil. 

Imagem ilustrativa da imagem A pé ou de bicicleta, em nome da fé


Hoje, dia de Nossa Senhora Aparecida, Alfredo começa a se preparar para pedalar mais 910 km que separam Apucarana de Aparecida. Foram, ao todo, quatro viagens a pé, com duração de 18 dias cada, além de duas viagens de ida e volta de bicicleta, que levaram em média cinco dias cada. A distância total, de 7,3 mil quilômetros, equivale a uma linha reta ligando Apucarana a Nova York, nos Estados Unidos. 
A primeira demonstração de fé e provação aconteceu em 2010, após uma doença grave na família.,
“Minha mãe faleceu, aos 38 anos, de câncer de mama. Quando minha filha foi diagnosticada com a mesma doença, senti que precisava fazer algo. Ela iria ter que passar por uma cirurgia para a retirada do tumor. Reuni minha fé e fui, a pé, até Aparecida, pedir para que Nossa Senhora intercedesse e iluminasse os médicos. Quando deu tudo certo e ela foi curada, fiz uma nova caminhada, desta vez para agradecer”, conta.
Porém, a mesma doença voltou a aparecer, desta vez em uma sobrinha. A situação colocou Alfredo novamente na estrada. Mais uma vez, a doença foi curada. “Depois que minha mãe morreu, Nossa Senhora se tornou a minha mãezinha. Sempre que preciso, peço a ela. Depois, faço minha peregrinação para agradecer”.
Alfredo conta que a viagem exige muito. “Passei a ir de bicicleta, porque a idade começa a pesar. Mesmo assim, em vários trechos é preciso descer da bicicleta e empurrar, isto quando ela não quebra. Para aguentar, treino de seis a oito horas por dia. Mas o que me move é a fé. Quando estou na estrada, é só isso que penso”, comenta.
A próxima ida a Aparecida já está marcada: a saída acontece na próxima semana. Ele pede que Nossa Senhora interceda por amigos que também foram diagnosticados com câncer. Hoje, dia da padroeira, ele irá a pé até Astorga, no santuário da santa.
“Será a sétima vez que vou para lá. Já fui cinco vezes, também a pé, para o Santuário de São Miguel Arcanjo, em Bandeirantes. Meu recorde é o Santuário de Santa Rita de Cássia, em Lunardelli, onde já fui 38 vezes”, ressalta.

A Catedral Nossa Senhora de Lourdes, em Apucarana, organiza hoje a Festa de Nossa Senhora Aparecida. Uma missa em louvor e consagração das crianças acontece às 9 horas, no ginásio de esportes do Complexo Esportivo José Antônio Basso, o Lagoão. Às 18 horas, a celebração acontece na catedral.
A Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Apucarana, também realiza festa em comemoração à santa. A programação tem início às 13h30 com barracas de barracas de alimentação diversas. Às 15 horas, Santa Missa em louvor a Nossa Senhora Aparecida; 16h30, show musical em louvor com as bandas “Filhos do Altíssimo” e “Missionários do Buzão”. O festejo prevê ainda rua de recreio para crianças com inúmeras brincadeiras. 
Em Arapongas, os festejos são organizados pela Santuário Nossa Senhora Aparecida. As missas estão marcadas para as 7 horas, 9h30 e 18 horas. Às 10h30, acontece uma procissão motorizada, com bênção dos veículos.