CIDADES

min de leitura - #

Ação educativa reduz infrações em Arapongas

Aline Andrade

| Edição de 07 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) revelam um dado animador para as autoridades de trânsito de Arapongas. As infrações pelo uso de telefone celular ao volante caíram quase 30% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com os órgãos fiscalizadores no município, o trabalho de conscientização realizado junto às crianças das escolas municipais na Escolinha de Trânsito, seria responsável por tal diminuição. 
Os números do Detran revelam que, nos 6 primeiros meses de 2018, 558 motoristas foram autuados utilizando o aparelho celular enquanto dirigiam em Arapongas. Em 2019, no mesmo período, foram registradas 392 infrações do tipo, uma queda de 30%. 
Para a soldado Luciana Oliveira Macedo Tonelo, policial militar responsável pelas instruções de trânsito para as crianças, esses números são os primeiros frutos do trabalho de conscientização realizado junto aos estudantes do município. “Creio que essa diminuição represente um conjunto de vários trabalhos, mas a cobrança das crianças é fundamental. A pior coisa para os pais é ser corrigido pelos filhos e recebemos muitos depoimentos de pais que contam que depois que passam pelas instruções, as crianças começam a cobrar a postura correta no trânsito. As crianças acabam se tornando agentes fiscalizadores junto com a gente”, garante a policial. 

Imagem ilustrativa da imagem Ação educativa reduz infrações em Arapongas


Vinicius Bernardino da Silva, de 10 anos, é uma dessas crianças. Ele participa das aulas da escolinha de trânsito e afirma que cobra dos pais a segurança no trânsito. “Eu não deixo eles mexerem no celular, eu falo que tem que deixar no bluetooth, porque usar o celular enquanto dirige pode causar acidentes graves e até a morte”, conta. 
Maria Regina Ferrari é mãe do Felipe, de 11 anos, que também participa das aulas de trânsito. Ela conta que o filho é exigente. “Se eu pegar o celular no carro ele fica muito bravo e fala que não pode, ele sempre me corrige e até pega o celular da minha mão para me ajudar”, diz. 
Para a coordenadora de educação para o trânsito da Guarda Municipal Michele Zanin, esta redução no número de infrações é um reflexo positivo que chega através da instrução das crianças. “Verificamos sim um resultado muito positivo, pois as crianças estão cobrando os pais e consequentemente as infrações e os acidentes vão diminuir. Essa melhora no trânsito, demonstra que estamos não apenas preparando futuros condutores, mas difundindo uma cultura de trânsito na cidade”, afirma. 

ESCOLINHA
Inaugurada em agosto do ano passado, a Escolinha de Trânsito e Cidadania de Arapongas recebe semanalmente alunos dos 4º anos de escolas públicas e particulares para o aprendizado de noções básicas de trânsito. Em seguida, as crianças são encaminhadas ao espaço que simula uma “minicidade”, colocando em prática o conteúdo absorvido em sala, tais como: o uso do cinto de segurança, o respeito à sinalização de trânsito aos ciclistas e pedestres, através de carrinhos elétricos da Renault, bicicletas e demais acessórios, sempre com o auxílio de Guardas Municipais e Policiais Militares. Desde a inauguração, cerca de 1.500 crianças já passaram pelas orientações.