Cidades

Ação educativa reduz infrações em Arapongas

| Edição de


Dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) revelam um dado animador para as autoridades de trânsito de Arapongas. As infrações pelo uso de telefone celular ao volante caíram quase 30% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com os órgãos fiscalizadores no município, o trabalho de conscientização realizado junto às crianças das escolas municipais na Escolinha de Trânsito, seria responsável por tal diminuição. 
Os números do Detran revelam que, nos 6 primeiros meses de 2018, 558 motoristas foram autuados utilizando o aparelho celular enquanto dirigiam em Arapongas. Em 2019, no mesmo período, foram registradas 392 infrações do tipo, uma queda de 30%. 
Para a soldado Luciana Oliveira Macedo Tonelo, policial militar responsável pelas instruções de trânsito para as crianças, esses números são os primeiros frutos do trabalho de conscientização realizado junto aos estudantes do município. “Creio que essa diminuição represente um conjunto de vários trabalhos, mas a cobrança das crianças é fundamental. A pior coisa para os pais é ser corrigido pelos filhos e recebemos muitos depoimentos de pais que contam que depois que passam pelas instruções, as crianças começam a cobrar a postura correta no trânsito. As crianças acabam se tornando agentes fiscalizadores junto com a gente”, garante a policial.