CIDADES

min de leitura - #

​ Ação recolhe 12 toneladas de lixo eletrônico

Vanuza Borges

| Edição de 24 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O aposentado Valdemar Fernandes, de 66 anos, morador do Jardim Ponta Grossa, zona norte de Apucarana, amarrou na traseira da bicicleta uma radiola, que estava parada há vinte anos em casa, e levou ontem de manhã até o ponto de coleta de lixo eletrônico, ao lado do Ginásio de Esportes Lagoão. O esforço tem um motivo simples: “Não pode jogar em qualquer lugar”, diz o aposentado com convicção. A expectativa era recolher durante todo o dia de ontem 12 toneladas de material eletrônico.

Imagem ilustrativa da imagem ​  Ação recolhe 12 toneladas de lixo eletrônico

Assim como ele, várias outras pessoas procuram o ponto de coleta para o descarte de lixo eletrônico. O arquiteto José Henrique Rezende, de 29 anos, por exemplo, resolveu levar equipamentos eletrônicos que estavam fora de operação há tempos, porém, antes também passou na casa dos pais, onde pegou mais alguns itens. Foram descartados televisão, impressora, scanner, rádio, rádio de carro e caixas de som. “Além da questão ambiental, o descarte correto evita que alguém se machuque durante a coleta convencional”, diz.
O representante comercial Adalton Mesquita, de 47 anos, também fez questão de separar dois monitores e uma impressora que não funcionam mais. “Estavam parados há três anos e, quando ouvi que tinha a coleta hoje, resolvi trazer. É uma iniciativa muito importante que deveria inclusive ser ampliada para outros bairros da cidade para que mais pessoas possam descartar seu lixo eletrônico”, defende.
Na avaliação de Mesquita, muitas pessoas, principalmente de bairros distantes, não conseguem levar monitores ou televisores velhos até o ponto de coleta. “Se ações como esses pudessem ser estendidas, mais pessoas participariam e menos danos ao meio ambiente seriam causados”, acredita.
A ação correu das 9 às 15 horas e foi realizada pelo Rotary Club de Apucarana em parceria com a Prefeitura de Apucarana. “Na última edição, recolhemos 12 toneladas e acreditamos que vamos conseguir atingir esse mesmo número hoje (ontem) ”, comenta a presidente do Rotary Clube 28 de Janeiro, Ana Maria Schimidt.
Ana Maria também ressaltou a conscientização da população sobre o descarte correto e afirmou que os apucaranenses têm entendido a importância disso. “Acredito que a sociedade tem uma consciência muito grande e tem guardado seus lixos eletrônicos em casa, para ações como as de hoje (ontem) ”, avalia.
Segundo ela, todo material recolhido será entregue para a Ong E-Lixo de Londrina, que fará a destinação adequada. “Todo esse lixo é enviado para a Ong. Eles fazem um levantamento e aquilo que pode ser reutilizado é encaminhado às instituições sociais e aqueles que não são mais passiveis de recuperação são entregues às empresas que fazem a reciclagem desse material”, explica.. (VANUZA BORGES)