CIDADES

min de leitura - #

Acia apoia colégio militar em Apucarana

Da redação

| Edição de 12 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A diretoria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) se manifestou anteontem, durante a reunião ordinária da entidade, ser favorável a implantação de um Colégio Militar no município.
Anunciado para ser instalado no Colégio Alberto Santos Dumont, se confirmado, será o quarto colégio do estado do Paraná. O major Roberto Francisco Cardoso, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana, participou da reunião para esclarecer a respeito do modelo adotado. 
“Escolas estaduais, ou seja, mantidas pelo estado e, por isso, com ensino gratuito são escolhidas para implantar este modelo. Para admissão de novos alunos é feito concurso. Já matriculados, tem a opção de continuar, desde aceitem as regras do novo modelo”, explica o major Roberto.
Outro ponto importante esclarecido é que os Colégios Militares são unidades comandadas ou dirigidas por oficiais de carreira da Polícia Militar, mas não ter por objetivo a seja a formação de Policiais ou Bombeiros Militares. “O que prevalece em Colégios Militares é a implantação de um sistema de educação diferente das escolas tradicionais. Desde a vestimenta, passando pela conduta e cobrança hierarquizada”, diz o major.
O presidente da Acia, Jayme Leonel, reforça que a entidade defende este modelo de ensino. “Vamos nos juntar ao prefeito e outras forças políticas para levar ao governador a mensagem que Apucarana merece e deseja receber este Colégio Militar com aulas já em 2020”, frisa Leonel (EDITORIA DE CIDADES)