COLUNAS

min de leitura - #

Agradecendo votos

Editoria de Política

| Edição de 09 de outubro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O deputado federal reeleito, Sérgio Souza (MDB), ligou ontem para o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), para agradecer seu apoio e os quase 6 mil votos obtidos na cidade. Sérgio Souza foi o 14º mais votado no Paraná, obtendo 94.077 votos. “O Sérgio disse que ficou muito feliz com os votos conquistados em Apucarana e, mais uma vez, se colocou à disposição do município, reiterando que irá fortalecer a nossa representação em Brasília”, revelou Beto Preto. De antemão, o deputado do MDB anunciou que já trabalha para garantir os recursos necessários para a construção do novo Centro de Educação Infantil (CMEI), do Jardim Novo Horizonte. “Sérgio Souza também vem trabalhando em importantes projetos da área de saúde para Apucarana e para o Hospital da Providência”, emendou o prefeito.

Entrevistas Já o deputado estadual eleito por Apucarana, Arilson Chiorato (PT), passou o dia de ontem atendendo a imprensa local. Ele concedeu diversas entrevistas e também fez uma “live” via Facebook, para prestar agradecimento aos apoiadores e aos eleitores que lhe garantiram o mandato de deputado estadual. Arilson foi eleito com 36.494 votos.

Histórica A votação de Ratinho Junior (PSD) para o governo do Paraná, em Apucarana, foi considerada histórica pelo prefeito Beto Preto. O índice de 78,21% dos votos válidos foi um dos maiores em todo o Estado. “Sob a coordenação do presidente municipal do PSD, Marcello Machado, fizemos um grande trabalho em Apucarana. Vale ressaltar que Ratinho Júnior tem muitos serviços prestados em Apucarana”, avaliou o prefeito. 

Satisfeito O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), manifestou-se ontem satisfeito com a grande votação recebida em sua cidade pelos seus candidatos ao governo do Estado, Ratinho Júnior (PSD), à Câmara Federal, Pedro Lupion (DEM) e Osmar Serraglio (PP), e à Assembleia Legislativa, Tiago Amaral (PSB). Apenas Serraglio não conseguiu se reeleger, mas foi o mais votado em Arapongas.

Votação O prefeito Sérgio Onofre observa que Ratinho Júnior, por exemplo, fez 81,7% dos votos válidos em Arapongas, o maior percentual do Paraná proporcionalmente aos demais municípios. Ele somou 42.062 votos em Arapongas, contra 4.238 dados à governadora Cida Borghetti (PP). “Arapongas sempre foi a casa do Ratinho e toda eleição ele é o mais votado aqui”, lembra Onofre.

Feliz com a filha Alex Canziani (PTB), que concorreu ao Senado, se diz feliz da vida com o estupendo desempenho da filha Luísa, que em Apucarana conquistou 4.667 votos para deputada federal sem ao menos ter passado por qualquer experiência nas urnas antes. Eleita pelo PTB, ela conseguiu na cidade a sua segunda maior votação no Estado, ficando atrás apenas de Londrina (8.269 votos), sua terra natal. 

Retribuição “Pode ter certeza que vamos retribuir tanto apoio. Apucarana vai contar com nosso total empenho”, salientou Luísa, ao lado do pai, o deputado federal Alex Canziani. Ele, por sua vez, não conseguiu eleger-se senador, mas também sai muito satisfeito com os 35.060 votos, o que o tornou o ‘campeão de votos’ na cidade: “O resultado é fruto do reconhecimento do nosso trabalho. Os meus sinceros agradecimentos e meu eterno respeito aos apucaranenses”, diz.

Mulheres eleitas I O número de mulheres eleitas para o Senado se manteve nas eleições deste ano sem alteração, mas a presença feminina aumentou na Câmara e nas Assembleias de forma geral, apontam dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em 2010, última eleição na qual 2/3 do Senado foram renovados, sete mulheres foram eleitas senadoras. 

Mulheres eleitas II Neste ano, o número de mulheres eleitas se repetiu no Senado. As sete senadoras representam 13% dos eleitos neste ano. Apesar disso, nenhuma mulher foi eleita para o Senado em 20 estados – em três deles, Acre Bahia e Tocantins, não houve candidatas. Já na Câmara, houve um aumento de 51% no número de mulheres eleitas em relação a 2014. O número passou de 51 para 77.

Mais votada A advogada e professora Janaína Paschoal (PSL) é a deputada mais votada na história do País. Na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo, a candidata recebeu 2.031.829 votos e superou o recorde histórico para o legislativo estadual e federal. Antes, ela era cotada para ser vice na chapa do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL).

Vapt Vupt

Domingo à noite houve carreatas, foguetórios e muita festa na maioria dos municípios do Vale do Ivaí.         
Prefeitos e eleitores comemoraram no domingo à noite a eleição do candidato ao governo Ratinho Júnior.         
Alguns candidatos a deputado estadual da região não atingiram o número de votos pretendido.         
Apesar do grande trabalho feito junto ao eleitorado, a votação desses candidatos ficou abaixo do esperado.