COLUNAS

min de leitura - #

Amuvi prepara evento

Editoria de Política

| Edição de 27 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) reuniu ontem, na sua sede, representantes da Prefeitura de Apucarana, Emater, Território do Vale do Ivaí, Câmara Municipal e Unespar/Fecea. No encontro, coordenado pelo Diretor de Marketing e Coordenador Regional de Desenvolvimento da Amuvi, Nei Mansano, foram tratados todos os detalhes da apresentação do Plano de Desenvolvimento do Vale do Ivaí pela Paraná Projetos. O evento está programado para segunda-feira, dia 3, a partir das 14 horas no Recanto Sossego. De acordo com a Amuvi, está confirmada a presença de autoridades do governo do Estado, prefeitos, secretários municipais, produtores rurais e empreendedores da área de turismo, setor que tem um grande potencial a ser explorado na região.

Entusiasmo No evento da Amuvi, técnicos da Paraná Projetos irão apresentar estudos, conclusões e orientações para dar início ao plano de desenvolvimento do Vale. O prefeito de Apucarana e presidente da Amuvi, Beto Preto (PSD), se diz entusiasmado. “Estamos otimistas com esse novo rumo que está sendo dado para o Vale, com oportunidades principalmente para os pequenos produtores”.

Eleição na Câmara A Câmara de Apucarana realiza no dia 17 de dezembro, às 16 horas, eleição da nova Mesa Diretora da Casa para o próximo biênio 2019/2020. Por enquanto, são pré-candidatos à Presidência os vereadores Luciano Molina (Rede), Lucas Leugi (Rede), Franciley Preto Godoy Poim (PSB), José Airton Deco de Araújo (PR) e Gentil Pereira (PV).

Reeleição Há uma possibilidade de o atual presidente da Câmara de Apucarana, Mauro Bertoli (DEM), concorrer à reeleição. Mas isso depende de uma decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), a quem cabe validar ou não uma decisão judicial de primeira instância que acabou com a reeleição para um novo mandato. Não se sabe se esta decisão do TJ-PR sai até o dia 17.

Contas de Aliel O deputado federal Aliel Machado (PSB) estará em Apucarana no próximo sábado. Acompanhado do vereador Lucas Leugi (Rede) e outras lideranças políticas, o parlamentar fará uma prestação de contas de seu mandato numa reunião marcada para as 18 horas, na Câmara. O deputado trouxe vários recursos para  Apucarana.

Em Arapongas O presidente da Câmara de Vereadores de Arapongas, Osvaldo Alves dos Santos (PSC), o Osvaldinho, marcou para o dia 10, na sessão das 16 horas, a eleição da nova Mesa Diretora do Legislativo para os próximos dois anos. Por enquanto, já se manifestaram como candidatos o próprio Osvaldinho, que busca a reeleição, e a vereadora Angélica Enfermeira (PSC).
Nota de pesar I O prefeito de Apucarana, Beto Preto, emitiu nota de pesar ontem pelo falecimento de Mary Hayami Miranda, aos 69 anos. Mary deixa enlutados o esposo, o advogado Carlos Miranda, três filhos e três netos. Mary foi servidora pública municipal e trabalhou no setor de assistência social da Autarquia Municipal de Saúde, nos períodos de 2001 a 2002 e 2005 a 2016. 

Nota de pesar II Ao lamentar a morte da ex-servidora Mary Miranda, Beto Preto destacou o trabalho desenvolvido por ela na Autarquia de Saúde. “A Mary Miranda sempre mostrou sensibilidade no atendimento às pessoas carentes, cuidando de todo o processo administrativo para o fornecimento de leite, medicamentos ou qualquer outro tipo de assistência especial”, manifesta Beto Preto. 

Em Nova York O governador eleito do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), participou ontem do Copel Investor Day, em Nova York (EUA). Ratinho Júnior participou do evento como palestrante convidado, junto com os principais executivos da estatal paranaense. O Copel Investor Day é orientador para o mercado de investidores e é realizado na Bolsa de Valores de Nova York.

Novo ministro O presidente eleito Jair Bolsonaro anunciou nesta terça-feira que o ex-diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Tarcísio Gomes de Freitas, assumirá o Ministério da Infraestrutura. Atualmente, não existe o Ministério da Infraestrutura. A nova pasta a ser criada deve absorver o atual Ministério dos Transportes.

Militares no poder Com a indicação do general de divisão Carlos Alberto dos Santos Cruz para o cargo de ministro da Secretaria de Governo anteontem, chegam a cinco os militares em cargos de primeiro escalão na gestão de Jair Bolsonaro, sendo ele próprio, além do seu vice o general da reserva Hamilton Mourão. 

Vapt Vupt

A Câmara de Vereadores de Cambira realiza na próxima segunda-feira eleição da nova Mesa Diretiva.
As inscrições de chapas em Cambira devem ser feitas até às 17 horas do mesmo dia na secretaria da Câmara.      
Outras câmaras de vereadores do Vale do Ivaí deverão realizar eleições no decorrer das próximas semanas.
Além dos vereadores, também os prefeitos do Vale estarão mobilizados nas eleições do Cisvir e Amuvi no início do mês.