CIDADES

min de leitura - #

Apucarana conclui instalação de LED em avenida

DA REDAÇÃO

| Edição de 23 de outubro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A iluminação em todo o trecho urbano da BR-376, compreendido entre as saídas para Londrina e Curitiba, foi modernizada em Apucarana. O trabalho, realizado em etapas e concluído nesta semana, consistiu na substituição das luminárias antigas por lâmpadas de 250 watts de tecnologia LED. 

A primeira etapa foi realizada há cerca de três meses, na Avenida Brasil, no trecho entre as proximidades do Monumento do Boné até as imediações de acesso à Avenida Central do Paraná. Nessa etapa, foram substituídas 83 antigas luminárias vapor de sódio por novas com potência 250 watts e de tecnologia LED
Na sequência, a Prefeitura iniciou a modernização da Avenida Minas Gerais, serviço que também foi realizado por etapas. Toda a extensão da avenida, entre o cruzamento com a Avenida Santa Catarina até o acesso ao Núcleo Habitacional Adriano Correia, nas imediações do Contorno Sul, recebeu nova iluminação. 
Conforme o engenheiro eletricista Lafayete Luz, diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), foram substituídas 246 lâmpadas. “Além das 83 luminárias na Avenida Brasil, substituímos outras 163 na Avenida Minas Gerais, onde também foram colocadas luminárias de tecnologia LED 250 watts”, detalha. 
Os recursos utilizados são oriundos da Contribuição de custeio da iluminação pública (Cosip). “Neste pacote autorizado pelo prefeito Júnior da Femac está sendo trocado um total de 4.133 luminárias de vapor de mercúrio e de vapor de sódio, em várias regiões da cidade, por novas de vapor metálico e também de tecnologia LED”, informa o diretor-presidente do Idepplan. O investimento é na ordem de 2,6 milhões.
O engenheiro eletricista lembra que a transformação na iluminação já contemplou diversos bairros de várias regiões da cidade. “Nesta semana, a equipe está trabalhando no Jardim Diamantina, onde já foram executados 50% dos serviços”, informa Lafayete.