CIDADES

min de leitura - #

Apucarana estrutura circuitos turísticos

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura está buscando apoio junto ao governo do Estado para estruturar os circuitos turísticos da Estrada Bela, do Caminho do Café e da Serra de Apucarana. A intenção é aproveitar os atrativos naturais, aliando com o aspecto histórico e a agricultura familiar. O assunto foi debatido ontem entre o prefeito de Apucarana, Junior da Femac e a coordenadora estadual de turismo rural, Terezinha Buzanello. Durante o encontro, Apucarana também anunciou a adesão ao Circuito Permanente de Caminhada de Longa Distância. 

No Vale do Ivaí, o circuito terá 515 quilômetros e passará por 17 municípios, entre os quais Apucarana. “Será um circuito circular e cada caminhante poderá decidir de onde começar. Há pessoas que poderiam passar 30 dias fazendo o circuito, enquanto há outras que teriam apenas o final de semana disponível. Por isso, o circuito prevê a possibilidade de optar por trechos bem como fazer o percurso inteiro”, explica Buzanello. 
O Circuito Permanente é uma iniciativa do governo do Estado e, de acordo com mapeamento já realizado, abrangerá 50 quilômetros em Apucarana. “O trecho vai desde a divisa com o município de Califórnia até Cambira, passando por estradas rurais nas regiões de Pinhalzinho, Correia de Freitas, Barreiro e Jangadinha, além de pontos turísticos como o Parque da Raposa, Catedral Nossa Senhora de Lourdes e Museu do Café”, cita a coordenadora estadual de turismo rural. 
O prefeito Junior da Femac, além de aderir ao projeto, apresentou outros três circuitos que já estão delineados e pediu apoio para estruturá-los. “Temos o Roteiro da Estrada Bela, que inicia no acesso ao Patrimônio do Barreiro, passando pelo Parque da Redenção e segue margeando o Rio Pirapó, atravessando áreas de mata nativa e vales onde existem pesqueiros, viveiro de muda nativa, restaurante, casa de encontro dos josefinos e fazenda colonizada por alemães”, cita Junior da Femac, acrescentando que o circuito termina em um ponto culminante da topografia, de onde o turista terá a visão das cidades de Apucarana, Arapongas e Astorga. 
O prefeito também apresentou o Caminho do Café, entre o Distrito de Pirapó e Caixa de São Pedro. “Apucarana existe por causa do café e neste caminho, além da melhor terra do Brasil para o cultivo da bebida, o turista poderá conhecer o Museu do Café e passar por locais belíssimos como a Chácara das Flores que produz 70% dos crisântemos do Paraná, pela Fazenda Ubatuba e pelo Bar e Barbearia Zé Rico onde o cantor fez as suas primeiras apresentações”, diz. 
O prefeito afirma que o município possui todas as características para a implantação do Circuito da Serra de Apucarana. “Temos as condições de clima, vegetação, topografia e hidrografia marcantes. Muitas propriedades já estão aproveitando economicamente esse potencial, desenvolvendo o enoturismo com a produção de vinhos e o cultivo de uvas”, comenta.