CIDADES

min de leitura - #

Apucarana mantém dengue sob controle

Da redação

| Edição de 20 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com o fim do período climático (calor e chuva) mais favorável a proliferação do mosquito da dengue, a Autarquia Municipal da Saúde (AMS) de Apucarana fez ontem um balanço positivo sobre o controle da doença. No período de agosto de 2016 até o momento foi registrado apenas um caso confirmado de dengue no município, algo inédito nos últimos anos.

Imagem ilustrativa da imagem Apucarana mantém dengue sob controle

“Estamos fechando um ciclo extremamente positivo”, avalia o diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde Roberto Kaneta. O resultado ganha ainda mais relevância, conforme destaca Kaneta, ao considerar o fato de o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRA) ter apontado um aumento no índice de infestação das larvas do mosquito transmissor da dengue. O percentual em março estava 5,4%, sendo que o preconizado pelo Ministério da Saúde é abaixo de 1%.
“As ações desenvolvidas pela nossa equipe de saúde, no entanto, surtiram impacto positivo. O trabalho dos 60 agentes de endemias ganhou reforço de cerca de 200 Agentes Comunitários de Saúde”, ressalta o superintendente em saúde da Autarquia Municipal de Saúde, Marcelo Viana de Castro.
Para Roberto Kaneta, a atuação conjunta desses dois grupos foi essencial para o controle da doença, mas considera altamente significativa a ajuda da população. “Cada vez mais, os apucaranenses têm feito sua parte deixando o quintal livre de recipientes onde o mosquito pode depositar suas larvas”, afirma Kaneta.
Para o prefeito Beto Preto, o trabalho da saúde pública no enfrentamento da doença precisa continuar com a parceria essencial da população. “Juntos poderemos manter esse quadro positivo de forma contínua. O cuidado deve ser permanente, seja no período mais favorável ou não a proliferação do mosquito”, conclama Beto Preto.
O ciclo estatístico dos casos de dengue é avaliado sempre dentro do período anual de agosto a agosto. Em 2014/2015 Apucarana registrou 183 casos confirmados da doença; de 2015/2016 foram 107 casos; e agora, entre agosto de 2016 e abril de 2017, apenas 1.
A queda no número de casos é uma tendência em todo estado. Até agora não há municípios em epidemia. Em todo Vale do Ivaí, apenas sete casos de dengue foram registrados: dois em Arapongas, três em Rosário do Ivaí, um em Apucarana e um em Arapuã.