CIDADES

min de leitura - #

APUCARANA TEM MENOR ÍNDICE DESDE FEVEREIRO

DA REDAÇÃO

| Edição de 20 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana, município sede da regional, já imunizou 66% da população total com a primeira dose: 68.767 pessoas. Outras 25.203 (24%) já completaram o ciclo vacinal com duas doses ou com a dose única segundo dados de ontem do “vacinômetro” do governo estadual.

O número de vacinados repercute na queda de casos, com o menor índice parcial desde fevereiro. O município soma até ontem 711 casos em julho, o que representa uma média de 37,4 registros da doença por dia  O número é bem menor do que a média de casos em junho (81 casos por dia), maio (103), abril (49) e março (63).
O mesmo ocorre em relação aos óbitos. A média atual é de 0,89 caso por dia, superior a junho (2,7 óbitos por dia), maio (2,7 óbitos por dia), abril (1,8 óbito por dia) e março (1,5 óbito por dia).
Para o vice-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Emídio Bachiega, a queda no número de óbitos é reflexo no avanço da vacinação, sobretudo dos grupos de risco como os idosos e pessoas com comorbidades. “A vacinação de pessoas acima de 60 anos e com repercutiu muito na queda das mortes. Estava ocorrendo muitas mortes de idosos e também de pessoas com comorbidades como hipertensão, diabetes e obesidade. Quando vacinamos a população vacinável houve uma queda bem significativa”, avalia. 
O médico acredita que a tendência é que os números continuem reduzindo gradativamente conforme o índice de imunização for aumentando. “A tendência é cair ainda mais até porque estamos mais de 60% da população vacinável imunizada com a primeira dose. Isso representa cerca de 103 mil pessoas com 18 anos ou mais. Estamos na espera da chegada de mais imunizantes para avançar ainda mais. Assim que chegar, nossa equipe está de sobreaviso para continuar aplicando as doses”, afirma.