OPINIÃO

min de leitura - #

Apucarana vive momento de retomada no esporte

Da Redação

| Edição de 23 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana receberá entre os dias 17 e 26 de novembro a fase final da edição número 60 dos Jogos Abertos do Paraná (JAP’s). É a quarta vez que a cidade sedia esta etapa dos jogos. Apucarana já recebeu os JAP’s em 1965, 1980 e 1993. 

A cidade vem se transformando na “casa” do esporte amador e estudantil do Paraná. Em quase cinco anos, Apucarana já sediou os Jogos Escolares do Paraná (JEP’s), nas categorias A e B; os Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s); os Jogos Abertos do Paraná (JAP’s), categoria “B”; o Projeto Bom de Bola; e os Jogos dos Contabilistas do Paraná (Jocopar). Ao todo, mais de 35 mil atletas participaram desses eventos na cidade. 
Hoje, ocorre o congresso técnico da competição, com a presença do secretário de Esportes e Turismo do Paraná, Douglas Fabrício. O evento reunirão dirigentes das equipes para discutir os últimos detalhes da competição. 
Esta edição dos JAP’s será histórica e reunirá em Apucarana atletas de alto rendimento. Participarão dos jogos equipes de esportes coletivos que disputam ligas nacionais de futsal, handebol, voleibol e basquetebol. 
Para Apucarana, a realização desses eventos representa um resgate do esporte amador no município. Por muitos anos, esse setor não recebeu a devida atenção do poder público. Agora, Apucarana volta a “respirar” o clima de competições, o que é importante para incentivar a prática esportiva. 
Além disso, a Prefeitura realizou várias obras importantes para remodelar as praças esportivas. Um dos exemplos é o Ginásio Lagoão, que passou por uma ampla reforma após anos de abandono. 
Apucarana sempre teve tradição esportiva. Equipes foram campeãs dos JAP’s, Jojup´s e JEP’s ao longo dos anos. Agora, o município tenta retornar a esse cenário de conquistas. É claro que é um desafio muito grande reestruturar as modalidades para torná-las competitivas em âmbito estadual. No entanto, isso está sendo feito e, em breve, o município retornará aos pódios com maior regularidade. 
Apucarana vive um momento de retomada no esporte, sem dúvida. Isso é fundamental, principalmente para as novas gerações. É preciso estimular a prática esportiva desde cedo. É um caminho seguro para formar cidadãos de bem.