APUCARANA

min de leitura - #

Região ganhou 2,3 mil novas empresas; 74% são MEIs

Cindy Santos

| Edição de 26 de setembro de 2023 | Atualizado em 26 de setembro de 2023

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Neste ano a região ganhou mais de 2,3 mil novas empresas nos cinco municípios polos. E o registro de microempreendedores individuais (MEIs) representa mais de 74% dos empreendimentos, contabilizando 1.769. De janeiro a agosto foram registradas 4.976 empresas em Apucarana, Arapongas, Faxinal, Jandaia do Sul e Ivaiporã. No mesmo período, 2.595 empresas foram fechadas na região, saldo de 2.381 empresas em atividade. Os dados são da Junta Comercial do Paraná.

O mês de agosto foi até o momento o que obteve o maior número de registros na região com 687 aberturas de empresas e 298 baixas, fechando com saldo de 385 empreendimentos ativos. 

Arapongas detém o maior saldo de aberturas de empresas da região, com 1.079 novos empreendimentos, sendo que os MEIs correspondem a 794 empresas (73,6%). Em Apucarana, não é diferente. O município encerrou o período com a abertura de 890 novas empresas, destas 683 (76%) são MEIs. 

Outros ramos de atividade também colaboraram com o bom desempenho da região na criação de novas empresas como Microempresas (510) e Empresas de pequeno porte (60). 

Para o consultor do Sebrae de Apucarana, Tiago Cunha, a predominância dos MEIs caracteriza a formalização de empreendimentos que até então atuavam informalmente no mercado. “Além do fortalecimento a economia local, estes empreendimentos também agora começam uma jornada de profissionalização e crescimento. O surgimento de novos negócios sempre possui uma conotação positiva, independente se foram criadas por oportunidade ou por necessidade”, avalia

Segundo Cunha, dada a importância do papel do pequeno empreendedor na engrenagem da economia, há uma forte política de incentivo a essa formalização em várias esferas, inclusive no município. “Temos legislações locais de incentivo a compras públicas com editais específicos para os MEIs, programas de Compras públicas, e até mesmo legislações que apoiam o comércio local que foram desenvolvidos pela prefeitura com o Apoio da Acia, Sebrae e demais parceiros”, destaca, citando que o programa Conecta Apucarana junto a Prefeitura e a Câmara de Vereadores vem criando legislações para o apoio ao empreendedorismo e inovação.

PARANÁ

O Paraná contabilizou a abertura de 196.719 novas empresas nos primeiros oito meses de 2023, segundo o Mapa de Empresas do Paraná, divulgado pela Junta Comercial do Paraná (Jucepar). Houve um aumento de 3,46% em relação mesmo período do ano passado, que contabilizou abertura de 190.132 empresas.

O registro de microempreendedores individuais (MEIs) representa a maior parte das solicitações – sete em cada 10, ou 147.125 novas empresas. Em seguida, estão os registros de Sociedades Limitadas (LTDA), com 23% ou 44.688, e de empresários, com 2% do total, ou 4.171 em números absolutos.

Já o saldo de empresas – diferença entre o número de abertas e fechadas – chegou a 91.991 empreendimentos em 2023. Atualmente o Paraná possui cerca de 1,7 milhão de empresas ativas, sendo cerca de 1,6 milhão matrizes e em torno de 77 mil filiais.