OPINIÃO

min de leitura - #

Arapongas inova com Plano Municipal de Segurança

Da Redação

| Edição de 26 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Arapongas anunciou oficialmente na última sexta-feira o Plano Municipal de Segurança Pública do município. A medida, que prevê a integração das forças policiais do município, é inovadora ao propor a criação de uma rede de apoio a vítimas de crimes graves. O plano será transformado em política pública permanente, independente da mudança de gestão na administração municipal. É uma ideia que merece ser destacada e copiada por outros municípios da região e também de todo Paraná. 

A insegurança, atualmente, é um dos principais problemas enfrentados pelo cidadão brasileiro. Em Arapongas, a situação não é diferente. O município também sofre com a violência, principalmente relativos a furtos e assaltos, tráfico de drogas, homicídios, sem contar o grave problema da superlotada cadeia pública. Com o Plano Municipal de Segurança Pública, a Prefeitura pretende colocar em prática uma série de medidas para reduzir os índices de criminalidade e garantir a retomada da sensação de segurança por parte da população. 

A criação da Rede de Apoio e Referência à Vítima (Remar) é um ponto a ser destacado. Por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, o município ofertará apoio psicológico, jurídico e social às vítimas de crimes violentos. Atualmente, essas pessoas não tem nenhum amparo do poder público e precisam retomar sozinhas a sua rotina diária. Pela primeira vez, contarão com apoio especializado. É algo inovador, sem dúvida.
Além disso, o Plano Municipal de Segurança Pública prevê outras ações em conjunto com as polícias para melhorar a investigação e o combate aos crimes, sem contar outras ações de cunho político, visando buscar soluções para a cadeia pública e também para suprir outras carências, como a necessária implantação da Delegacia da Mulher. 

O lançamento dessas medidas ocorre em menos de dois meses de mandato do prefeito Sérgio Onofre (PSD), ou seja, em tempo recorde. É algo incomum em gestões municipais. O Plano Municipal de Segurança Pública mostra também o acerto na escolha do ex-comandante da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), César Vinicius Kogut, como secretário de Segurança Pública. É uma pessoa com currículo e liderança para exercer o cargo. 

Certamente, essa política implantada em Arapongas irá trazer frutos, reduzindo os índices de criminalidade do município, tornando Arapongas mais segura para a população.