COLUNAS

min de leitura - #

Auditorias no Vale do Ivaí

Editoria de Política

| Edição de 08 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Três duplas de analistas de controle do Tribunal de Contas do Estado do Paraná estão realizando desde ontem até a próxima sexta-feira auditorias para avaliar que ações estão sendo tomadas por seis municípios para ampliar a oferta de vagas em creches e, assim, cumprir a meta de atender pelo menos metade das crianças de até três anos de idade antes do fim da vigência do Plano Nacional de Educação (PNE), em 2024. O trabalho, que integra o Plano Anual de Fiscalização (PAF) de 2019 do TCE-PR, está sendo executado em Kaloré, São João do Ivaí e São Pedro do Ivaí, além de Centenário do Sul, Fênix e Santa Mariana. Os servidores do órgão de controle externo estão visitando as sedes das secretarias municipais de Educação e as unidades de educação infantil dessas cidades para entrevistar os responsáveis e avaliar os espaços físicos disponíveis para atender as crianças ,além da qualidade do ensino.

Velhos tempos Ao recepcionar ontem o coordenador diocesano da Juventude, Rafael Henrique da Silva Ferreira, que foi divulgar a realização de um grande evento em Apucarana, o prefeito Junior da Femac (PDT) relembrou da sua vivência dentro do movimento católico em que, por três anos foi representante junto a comissão nacional da Pastoral da Juventude. “Foram anos muito importantes na minha formação, período onde absorvi muito aprendizado e uma visão diferenciada sobre o Brasil, aprendendo muito sobre os potenciais e necessidades de cada região”, disse.. 

Área da Cohapar O vereador José Airton Deco de Araújo (PR) disse na sessão da Câmara de Apucarana, ontem, que está protocolando um requerimento na Casa endereçado à Cohapar, pedindo informações sobre um terreno existente no Núcleo João Goulart, que a princípio seria destinado à construção de uma praça. Segundo Deco, em vez de praça está saindo uma outra construção de um particular na área. Ele quer saber se a área foi doada para esta pessoa ou não.

Unespar O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Luciano Augusto Molina Ferreira (Rede), teve projeto de lei aprovado em primeira discussão, ontem, que concede o Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias à Unespar, campus de Apucarana, pelos 60 anos de serviços prestados à comunidade apucaranense e de toda a região. Segundo ele, são milhares de alunos que já passaram pela faculdade e hoje são excelentes profissionais em suas áreas de atuação.

Facultativo Por conta do feriado desta quinta-feira, dia do aniversário do Município, o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), decretou ponto facultativo no âmbito das repartições públicas municipais na sexta-feira, dia 11. Segundo ele, na sexta estarão funcionando apenas serviços considerados essenciais, conforme critérios estabelecidos por cada secretário. Arapongas está comemorando 72 anos de emancipação política.

Bandas e fanfarras O vereador Levy Aparecido Xavier (PHS), o Levy do Handebol, teve projeto aprovado na Câmara de Arapongas que cria o Festival Cultural de Bandas e Fanfarras do município. A intenção é reunir numa apresentação geral todas as fanfarras e bandas existentes em Arapongas, em especial as fanfarras das escolas municipais, estaduais e particulares, para que façam sua apresentação em público e sejam valorizadas.
 
Verbas para Jandaia O prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, esteve reunido no final de semana com o vereador Lauro Junior e com Bruno Cavassani, representante regional do deputado estadual Dr. Batista (PMN). Na oportunidade foi discutida a liberação pelo governo do Estado de recursos para compra de um ônibus para a Educação e de uma Van para a Saúde. Os recursos pleiteados somam em torno de R$ 470 mil. 

Festa da cidade Por falar em Jandaia do Sul, o prefeito Ditão Púpio já está preparando a festa dos 67 anos do município, comemorados no dia 14 de dezembro. Ele já tem confirmados shows com as duplas sertanejas Edson & Hudson e Gian e Giovani, que vão se apresentar nos dias 14 (sábado) e 15 (domingo), respectivamente. Para Ditão Púpio, a comunidade tem mais é que comemorar os bons momentos que a cidade vive hoje em diferentes setores.

Metrópole Apucarana sedia nesta quinta-feira mais uma audiência pública do Plano da Metrópole Paraná Norte, que visa discutir estratégias e ações para o desenvolvimento integrado dos municípios localizados no eixo Londrina-Masringá. A audiência será realizada a partir das 18h30, nas dependências do Senac, que tem sido o local de todos os encontros, que reúnem lideranças políticas, empresariais e comunitárias da região.

Vapt Vupg

Hoje é dia de mobilização de prefeitos em Brasília a cargo do movimento municipalista nacional.       
Prefeitos estarão em Brasília para acompanhar a votação na Câmara do projeto de cessão onerosa do pré-sal.       
Pelo projeto já aprovado no Senado, municípios vão ficar com 15% dos recursos do leilão do pré-sal.         
No entanto, há pressão de alguns estados para que as regiões produtoras de petróleo fiquem com uma fatia maior.