CIDADES

min de leitura - #

Aulas iniciam para 30 mil alunos na região

Renan Vallim e Ivan Maldonado

| Edição de 13 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de 30 mil alunos retornam às aulas hoje na rede estadual da região. Nos 16 municípios do Núcleo Regional de Educação (NRE) de Apucarana, são 15,6 mil estudantes matriculados. Órgão deverá implantar medidas para aumentar a integração entre ensinos municipal e estadual. Já no NRE de Ivaiporã, são 15 mil estudantes, que deverão encontrar boa parte dos colégios reformados.
No NRE de Apucarana, os 15.675 alunos matriculados estão divididos em 61 colégios e 15 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs). A rede conta com um total de 2.031 professores e 887 funcionários, de acordo com o órgão. Os dois maiores municípios, Apucarana e Arapongas, concentram dois terços do total de estudantes. Em Apucarana, são 5.055 estudantes e, em Arapongas, 5.369.
De acordo com a chefe interina do núcleo, Cristiane Cesária Pablos Rossetti, 35 escolas serão acompanhadas mais de perto pelo órgão, através de cinco técnicos. “Estas são as escolas que registraram números de evasão escolar mais significativos ou que não tiveram o desempenho esperado no Ideb. Os técnicos educacionais que acompanharão estes colégios passarão em breve por uma capacitação em Curitiba, junto ao novo secretário estadual da Educação”, afirma ela.
Das 61 escolas do NRE de Apucarana, cinco estão com obras em andamento. Elas seguem um plano de trabalho que permite o andamento normal das aulas, mesmo durante as reformas, sem comprometer a educação das crianças e jovens. Passam por obras os Colégios Estaduais Talita Bresolin, de Califórnia; Abraham Lincoln e Alvorada da Infância, de Kaloré; e Tomé de Souza, de Novo Itacolomi; além da Escola Estadual Francisco Ferreira Bastos, de Arapongas.
APRENDIZAGEM
Ainda segundo Cristiane, a Secretaria Estadual de Educação (Seed) quer dar ênfase a uma melhoria no processo de aprendizagem dos estudantes. “Foi identificado que os índices de reprovação são mais altos no 6º ano do Ensino Fundamental e no 1º ano do Ensino Médio. Por isso, no próximo mês, deverá haver uma reunião entre Seed e municípios, com o intuito de elevar a educação do Paraná através da integração entre os ensinos estadual e municipal”, destacou.
O estado deve implementar ainda a Prova Paraná, uma avaliação feita nas escolas municipais e estaduais para diagnosticar problemas educacionais. “Serão 20 questões de Língua Portuguesa e outras 20 de Matemática. A primeira prova está marcada também para março. Temos estratégias bem definidas para serem desenvolvidas neste ano para melhorar a educação do Paraná”, ressalta.

NRE de Ivaiporã reforma colégios
Na região de Ivaiporã, todas as 54 unidades escolares e as 12 APAEs nos 14 municípios do NRE local estão preparadas para iniciar o ano letivo. São mais de 15 mil alunos matriculados, de acordo com Izis Mara Silva Esser, chefe interina do órgão.
“As escolas estão todas preparadas, esperando os alunos num ambiente agradável e limpo. O quadro de funcionários está completo, o transporte escolar devidamente regulamentado e organizado, a merenda já foi entregue, assim como os demais materiais”, diz ela.
A novidade para este ano é a regulamentação no calendário escolar de 200 dias com o aluno. “Antes, por exemplo, a semana pedagógica entrava no calendário escolar, agora são contados os dias com o aluno. Nós estamos bem esperançosos e com boas expectativas com o novo secretário de estado (Renato Feder) que está dando todo o respaldo que as escolas precisam”, destaca. 
No segundo semestre do ano passado, das 54 unidades escolares, 28 receberam recursos do Governo do Estado para melhorias e reformas. O trabalho já foi concluído em seis colégios. Nos outros 22, as obras estão em andamento.