CIDADES

min de leitura - #

Banco de Leite precisa ampliar número de doadoras

Da redação

| Edição de 17 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Unidade atende bebês internados no Hospital Materno Infantil
O Banco de Leite do Hospital da Providência e Materno Infantil precisa de doação de leite materno. A unidade atende bebês internados na UTI Neonatal e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINco).
De acordo com Julia Parra, enfermeira coordenadora do Banco de Leite, os bebês internados na UTI Neonatal e UCINco consomem cerca de 68 litros de leite materno todos os meses. “O bebê que nasceu prematuro possui o estômago e o intestino imaturo e o leite materno é o melhor alimento para seu desenvolvimento”, explica.
Para as mamães que desejam se tornar doadoras e não puderem ir ao Banco de Leite Humano, o setor conta com o apoio do serviço “Bombeiro Amigo da Criança”. “Temos uma parceria muito importante em Apucarana com o Corpo de Bombeiros, eles fazem a coleta de leite materno na casa da doadora. A mamãe pode entrar em contato conosco pelo telefone 3420-1490 para preenchermos um cadastro e passar todas as informações necessárias e, então mandamos um kit para a doação e o leite deverá ficar congelado até a coleta semanal do bombeiro na residência”, explica Julia.
Após a doação, o leite materno passa pelo processo de pasteurização e exame microbiológico. 
Sara Gisele Maldonado é mãe de prematuro internado na UTI Neonatal. “Como meu filho nasceu de 32 semanas, minha produção de leite não está como deveria, pois não há o estímulo do bebê. Com a ajuda do Banco de Leite eu consigo retirar um pouco de leite, mas não é o suficiente e ele está recebendo de doadoras também. Mães doem, faz bem para os prematuros que precisam, doação de leite materno é uma forma de perpetuar a vida”, comenta.
O Banco de Leite atende de segunda a quinta-feira das 7h às 16h30 e na sexta-feira das 7h às 15h30.
(DA REDAÇÃO)