COLUNAS

min de leitura - #

Beto Preto com Amaral

Editoria de Política

| Edição de 18 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), acompanhado do presidente da Câmara, vereador Mauro Bertoli (DEM), recebeu ontem a visita do deputado estadual Tiago Amaral (PSB). Ele veio à região junto com a governadora Cida Borghetti (PP), participar de evento do polo moveleiro no Expoara, em Arapongas, e aproveitou para se reunir com o prefeito de Apucarana. O tema principal da conversa foi a intermediação de um acordo entre a Sanepar e o Município, em relação a serviços prestados pela estatal. Beto Preto também levou o deputado Tiago Amaral para assistir atividades de estudantes na nova mini arena esportiva construída na região leste da cidade, próximo da Apae. A obra foi conquista junto ao Estado por Amaral.

Transporte coletivo Na próxima semana deve ser retomado o processo licitatório do transporte coletivo urbano de Apucarana. As propostas das empresas concorrentes deveriam ter sido entregues no início de julho mas, devido a vinte e sete questionamentos em relação ao edital, apresentados por três empresas, a tramitação da licitação foi suspensa.. 

Retificações O secretário de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Júnior, informa que foram acatadas algumas sugestões dos concorrentes, após criteriosa avaliação da Procuradoria Jurídica. “Neste momento, a comissão de licitação está retificando alguns pontos do edital, que deverá ser republicado nos próximos dias e, em seguida, voltam a correr os prazos para apresentação de propostas”, esclareceu.

De Apucarana Natural de Batatais (SP), o candidato ao Senado Oriovisto Guimarães (Podemos) viveu a adolescência em Apucarana. Aos 17 anos, transferiu residência para Curitiba, onde foi professor de cursinho e, em 1972, fundo o Grupo Positivo, que hoje é um grande conglomerado de ensino e informática. Foi casado com a apucaranense Rosemary Raduy, que foi miss Apucarana e miss Paraná, com quem teve três filhos.

Empate sem gols O deputado federal Ricardo Barros (PP), coordenador geral da campanha da candidata à reeleição ao governo do Paraná, sua esposa Cida Borghetti (PP), avalia que o debate entre os concorrentes ao Palácio do Iguaçu, realizado na noite de quinta-feira pela rede Bandeirantes, foi equilibrado. “Ninguém fez gol e ninguém tomou gol”, disse.

Sem desgaste Para o deputado federal Ricardo Barros, que na manhã de ontem esteve em Arapongas visitando a Mostra Móveis, neste primeiro debate entre os candidatos ao governo do Estado ninguém queria sair desgastado e avariado e foi isso que aconteceu. Na sua opinião, o debate também mostrou que todos os concorrentes são qualificados. 
Perguntas Ricardo Barros observa, no entanto, que a governadora Cida Borghetti, em função do cargo que ocupa, ficou bastante exposta no debate, sendo uma das mais requisitadas nas perguntas feitas pelos concorrentes. Segundo ele, Cida respondeu a 7 perguntas, enquanto Ogier Buchi (PSL) 8 e Ratinho Júnior (PSD), apenas 3. “Mas a Cida soube responder com moderação”, avalia.

Grato a Bolsonaro O candidato do PSD ao governo do Paraná, deputado estadual Ratinho Jr, agradeceu na noite de quinta-feira o apoio do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL) à sua candidatura, mas lembrou que o seu partido é coligado com o PSDB de Geraldo Alckmin. E, por fim, declarou apoio à candidatura do paranaense Alvaro Dias (Podemos) ao Palácio do Planalto. 

Pesquisa Ibope O Instituto Ibope Inteligência registrou anteontem no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) pesquisa eleitoral para sondar intenções de voto ao governo do Paraná, às duas vagas ao Senado, e à presidência da República, com questionários espontâneos e estimulados. Esta será a segunda pesquisa após finalização das convenções.

Divulgação Os questionários do Ibope Inteligência sobre o levantamento no Paraná já começaram a ser aplicados junto ao eleitorado e a pesquisa deve ser divulgada na próxima quarta-feira, dia 22, pela RPC TV, que contratou o levantamento. Serão ouvidos 1.008 eleitores em todas as regiões do Paraná.

Com Barroso O ministro Admar Gonzaga enviou ontem para a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as quatro contestações à candidatura a presidente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que estavam sob responsabilidade dele. Gonzaga pediu que os casos sejam redistribuídos para o ministro Luís Roberto Barroso.

Vapt Vupt

O ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) defendeu ontem o direito de Lula disputar a eleição deste ano.         
Cunha afirma que, assim como Lula, ele é um “troféu político da República de Curitiba”, onde está preso desde 2016.         
Cunha afirma que foi condenado sem provas, “baseado exclusivamente na palavra de um delator que ‘ouviu dizer’”.         
O embate entre os candidatos à Presidência da República e também ao governo do Paraná já começam a esquentar.