POLÍTICA

min de leitura - #

Beto Preto convoca prefeitos para eleição na Amuvi

Edison Costa

| Edição de 05 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Beto Preto (PSD), de Apucarana, convocou assembleia geral para o próximo dia 14, às 16h, na sede do Crea, em Apucarana, localizada na Rua Guarapuava, 580. A assembleia vai eleger a nova diretoria da Amuvi para os próximos dois anos.
De acordo com o edital, publicado ontem na Tribuna do Norte, as inscrições de chapas poderão ser feitas até as 17 horas do dia 12 junto à sede da associação em Apucarana. 

Imagem ilustrativa da imagem Beto Preto convoca prefeitos para eleição na Amuvi


A Amuvi é composta por 26 municípios do Vale do Ivaí. Poderão concorrer a cargos na diretoria da Amuvi somente prefeitos de municípios que estejam em dia com suas obrigações estatutárias e, em especial, com suas mensalidades associativas.
De acordo com decidido em reunião realizada recentemente em Faxinal, a eleição da nova diretoria da Amuvi deverá ter chapa única encabeçada pelo prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (MDB), o Galo, tendo como vice o prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva (PSDB). No entanto, foi formalizado um acordo naquela reunião que Galo dirigiria a Amuvi por um ano, ou seja, em 2019. Já Washington da Silva comandaria a associação em 2020. Caso surja uma outra chapa, o prefeito Galo já adiantou que não disputaria o pleito. Ele defende a necessidade de formalização de uma chapa de consenso para evitar um racha na associação, como ocorreu na eleição anterior.
Já o atual presidente Beto Preto também já admitiu que não tem interesse em disputar a reeleição. Ele assinala que, nesses dois anos na presidência, conseguiu alcançar seu objetivo, que era modernizar a Amuvi do ponto de vista técnico, inclusive com a atualização do seu estatuto.