CIDADES

min de leitura - #

Borrazópolis registra epidemia de dengue

Da Redação

| Edição de 03 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais um município da região registra epidemia de dengue. Boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado ontem coloca Borrazópolis na lista de cidades do estado com índices epidêmicos da doença.

Com 44 casos confirmados e 22 em investigação, Borrazópolis é o 22º município da região a entrar em epidemia. A 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana e 22ª RS de Ivaiporã ultrapassam 5,7 mil casos da doença. 
Além dos municípios em epidemia, outras quatro cidades estão em alerta em relação à doença tendo em vista o número de casos. Considera-se em alerta quando a razão ultrapassa 100 casos por mil habitantes. Para caracterização de epidemia são 300 para cada mil. Estão em alerta Arapongas, que soma 372 registros, Cambira (11), Mauá da Serra (34) e Rio Bom (7).
Apucarana, um dos municípios em epidemia, registrou 47 novos casos nas duas últimas semanas, passando de 591 para 637 registros. O município de Ivaiporã, um dos primeiros a registrar índice epidêmico na região, é o que tem maior número de casos. São 1.449 diagnósticos, onze mais que o registrado no último boletim, divulgado há quinze dias.

CAMPANHA
A redução da velocidade no registro de novos casos vem sendo registrada em todo estado. O período de monitoramento da dengue tem início em julho do ano passado e pela curva epidêmica, a partir do mês atual, a tendência é de queda de casos. Por conta disso, o boletim passa a ser atualizado quinzenalmente.
O total de casos confirmados de dengue é de cerca de 199 mil. Foram incluídos 18.650 novos casos entre o último boletim e o divulgado ontem. Dos 399 municípios do Estado, há casos em 343 municípios do Paraná, sendo que 237 estão em epidemia.
Os casos novos entraram na contabilização de confirmações também das semanas anteriores. “Como investigamos caso a caso, é possível que um município tenha encerrado agora um caso de dois meses atrás e nos informado agora. Embora o número de registros positivos para a dengue seja alto, olhamos agora para os novos notificados e quantidade de situações em investigações para parâmetro do cenário”, explicou o secretário Beto Preto.
“Nossa tendência é de queda, o que já temos constatado, estudamos isso constantemente e percebemos que os casos estão reduzindo em volume. Mas não baixamos a guarda ainda, temos que avançar no que se refere à prevenção da dengue já pensando no próximo ano”, disse o secretário. (ADRIANA SAVICKI E AEN)