ESPORTES

min de leitura - #

Brasil estreia na Copa do Mundo

Gazeta Press

| Edição de 17 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Seleção Brasileira inicia a sua caminhada na Copa do Mundo de 2018 hoje, às 15 horas (de Brasília), medindo forças com a Suíça pelo Grupo E. Passados quatro anos do histórico 7 a 1 para a Alemanha, o grupo que se encontra na Rússia sabe que terá a missão de escrever uma nova história assim que pisar no gramado da Arena Rostov.

Imagem ilustrativa da imagem Brasil estreia na Copa do Mundo
O lateral-esquerdo Marcelo vai disputar a sua segunda Copa do Mundo | Foto: Folhapress

O Brasil cresceu muito de produção em relação ao time que acabou a Copa de 2014 desacreditado e na quarta colocação. Após assumir na vaga de Dunga, Tite conseguiu tranquilizar o ambiente e encontrou num padrão tático assimilado pelo elenco. 

“Acredito que pelo trabalho que estamos realizando, nós temos condições de pleitearmos coisas boas nesta Copa. Mas o trabalho precisa ser diário e sempre pensando em um jogo de cada vez. O nosso pensamento é o de estarmos cada vez mais em evolução e focados apenas em fazermos um grande confronto com a Suíça”, disse Tite, tentando manter seus jogadores longe do rótulo de favoritos.

O rival conta com o respeito dos brasileiros. “A Suíça é um time muito forte e por isso mesmo a nossa expectativa é a de um confronto muito equilibrado e decidido nos detalhes. Vamos precisar de paciência para encontrarmos os melhores espaços”, disse o meia Philippe Coutinho.

O fato de ser uma estreia também é encarado como um complicador a mais pelos brasileiros.

“Não é fácil estrear em uma Copa do Mundo, mas o nosso pensamento é o de superar mais esta adversidade. O triunfo no primeiro jogo é muito importante em uma competição de tiro curto”, disse o zagueiro Miranda.

Recuperado de uma cirurgia no pé direito, o atacante Neymar continua sendo a grande aposta do time canarinho. Porém, a chamada "Neymardependência" está menor do que em anos anteriores. Talvez porque o plantel conte com outros jogadores capazes de desequilibrar, como Coutinho, Marcelo e Gabriel Jesus.

O técnico da Suíça, Vladimir Petkovic, aposta na força do conjunto e em um sólido esquema defensivo. Porém, o destaque do time é o habilidoso meia Xherdan Shaqiri.

César Ramos apita o jogo, sendo auxiliado por Marvin Torrentera e Miguel Hernández, todos do México.

O Brasil jogará com Alisson; Danilo, Miranda, Thiago Silva e Marcelo; Casemiro, Paulinho, Philippe Coutinho, Neymar e Willian; Gabriel Jesus.

A Suíça vai atuar com Sommer; Lichtsteiner, Schär, Djourou e Ricardo Rodriguez; Behrami, Xhaka, Dzemail e Shaqiri; Embolo e Seferovic.