POLÍTICA

min de leitura - #

Cambira muda regras neste domingo

Da Redação

| Edição de 05 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Cambira, Emerson Toledo (MDB), decidiu flexibilizar as medidas restritivas em relação ao comércio. Neste domingo poderão funcionar até as 12 horas mercados, padarias, quitandas, açougues e lojas de conveniência. O atendimento será limitado a cinco pessoas no estabelecimento, que terá que ter alguém na porta controlando o fluxo e disponibilizando álcool para higienização. Continuam proibidos aglomeração e consumo de bebidas no local e nas vias públicas. É permitido delivery para gêneros alimentícios até 23 horas. Nos bares, segue proibido consumo no local, somente delivery até as 12 horas.

Homenagem às vítimas 
O prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), o Gallo, juntamente com a equipe de servidores, fez no final da tarde de quarta-feira, após expediente, uma homenagem especial às 57 pessoas do município que morreram vítimas de Covid. Foram soltos 57 balões brancos representando cada um dos mortos, entre eles seu irmão Adírcio Cantagallo. Segundo o prefeito, o ato foi apenas para alertar a população que a Covid está avançando e matando cada vez mais, levando embora muitas pessoas do convívio familiar e também as demais. “O que eu peço é que todos se cuidem”, disse o prefeito, salientando que ele mesmo passou por momentos difíceis por causa desta doença.

Morre Amadeu Felipe
Morreu nessa quinta-feira (dia 3) em Londrina, aos 87 anos, o capitão reformado do Exército Amadeu Felipe da Luz Ferreira, militante do PCB. Seu corpo foi sepultado ontem, às 12 horas, no Cemitério Parque das Oliveiras. Amadeu Felipe foi um dos líderes da Guerrilha do Caparaó, em 1966, primeira insurgência armada contra a Ditadura Militar de 1964. Ele morava em Londrina desde a década de 70. Foi candidato a governador do Paraná em 2010, pelo PCB. Nascido em Blumenau, Amadeu Felipe fez parte da Casa Militar no governo do presidente João Goulart. Em Londrina, ocupou cargos de primeiro escalão nas gestões de José Richa (MDB) e de Luiz Eduardo Cheida (PT).
Rio Bom faz alerta
O prefeito de Rio Bom, Moisés de Andrade (PSD), divulgou um vídeo nas redes sociais alertando a população para os cuidados necessários de combate à Covid-19. Segundo ele, a situação está bastante crítica, lembrando que há um mês atrás a cidade não tinha nenhum caso de Covid, hoje são cerca de 50 e pode chegar a 100 casos nos próximos dias em função do contágio. O prefeito pede que, se alguém sentir sintomas da doença, procure imediatamente a saúde pública e, em caso positivo, que não saia de casa. Andrade diz ainda ser contra o fechamento do comércio, porém é necessário que o comerciante obedeça às regras sanitárias.

Governadores na CPI
O presidente da CPI da Covid, senador Omar Aziz (PSD-AM), pediu que a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF) permita a convocação de governadores pela comissão. Na resposta enviada à relatora da ação protocolada por governadores, Aziz afirma que a Constituição prevê a tomada de “depoimento de quaisquer autoridades federais, estaduais ou municipais” por CPIs. Segundo ele, Caso a ministra proíba o depoimento dos governadores, os trabalhos podem ser inviabilizados. Omar argumenta que a convocação não fere o pacto federativo ou a separação dos poderes, visto que a CPI tem como objeto apenas a apuração de eventuais desvios no repasse de recursos federais aos estados e municípios. 

VISITA A OBRAS Vereadores da base aliada do prefeito Moacir Andreola (PSD), de Novo Itacolomi, vistoriaram no feriado de Corpus Christi várias obras em andamento do prefeito Moacir Andreola (PSD). Segundo eles, tudo está em ordem.
FORA DE PERIGO O advogado Moisés Pessuti, filho do ex-governador e ex-deputado estadual Orlando Pessuti, deixou ontem a UTI do Hospital Vita BR, em Curitiba, após nove dias internado com Covid-19. Ele diz que está bem e agradece as orações.
EQUIPAMENTO A Prefeitura de Lunardelli foi contemplada com uma mini carregadeira, no valor de R$ 200 mil, para execução de serviços na agricultura e na cidade. O recurso foi viabilizado pelo deputado Do Carmo junto ao governo estadual.
RESTRIÇÕES Pesquisa feita pela Confederação Nacional de Municípios aponta que 77% das cidades do País estão adotando medidas restritivas contra a Covid-19, que incluem fechamento do comércio em determinados dias e horários.