COLUNAS

min de leitura - #

Caso Aécio é adiado

Editoria de Política

| Edição de 21 de junho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio decidiu ontem adiar o julgamento sobre o pedido de prisão preventiva feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). A decisão foi tomada pelo ministro, que é relator do processo, para decidir primeiro sobre um recurso protocolado na manhã de ontem pela defesa de Aécio Neves, que pretende ser julgado pelo plenário da Corte. Ainda não há data para a retomada do julgamento. Antes de adiar a definição sobre Aécio, os ministros do STF decidiram, por 3 votos a 2, converter em prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica a prisão preventiva da irmã e do primo senador, Andrea Neves e Frederico Pacheco, e de Mendherson Souza Lima, ex-assessor do senador Zeze Perrella.

Parque I O mau estado de conservação do Parque da Redenção de Apucarana voltou a ser assunto de discussão na sessão da Câmara anteontem à noite. A polêmica foi levantada pelo vereador Professor Edson (PPS), que disse ter visitado o local e feito um vídeo sobre sua situação e colocou nas redes sociais.

Parque II Professor Edson informou que o vídeo sobre o Parque da Redenção teve 141 compartilhamentos e quase 8 mil visualizações. O vídeo, segundo ele, foi feito apenas para mostrar que os vereadores estão pedindo solução para o problema, que precisa ser solucionado por quem é de responsabilidade.

Parque III A vereadora Márcia Sousa (PSD) informou que há quatro meses o prefeito Beto Preto (PSD) já vem conversando com a Mitra Diocesana para executar um projeto de revitalização do Parque da Redenção. Segundo ela, trata-se de uma negociação demorada porque vai resultar num grande trabalho de reforma da área.

Parque IV A discussão girou sobre quem é responsável pela manutenção do Parque, já que foi repassado à administração da Mitra em 2016. O vereador Luciano Molina (Rede) achou que a manutenção seria da Mitra, mas o vereador Marcos da Vila Reis (PSD) disse que à Mitra cabe apenas utilizá-lo e fazer outras obras no local. A resposta ficou no ar.

Corrupção O vereador Gentil Pereira (PV) voltou a lamentar o escândalo de corrupção que toma conta do País. Ele frisou, no entanto, que o próprio cidadão brasileiro tem culpa disso, porque continua colocando no poder “exemplares da pior espécie humana, os ladrões”. Na sua opinião, “este é um pecado mortal e imperdoável”.
“Velho de guerra” O vereador Lucas Leugi (Rede) destacou na sessão da Câmara a dissolução do diretório do PMDB de Apucarana. Segundo ele, este fato resgata o “MDB velho de guerra na cidade”, que teve nomes como Penharbel Filho, Dimas Leugi, João Batista Cardoso, José Domingos Scarpelini e outros.

Tarifa da Sanepar Vereadores de Apucarana continuam na bronca contra o que consideram aumento abusivo da tarifa de água da Sanepar. Os vereadores Lucas Leugi e Marcos da Vila Reis pedem providências ao Procon, conforme medida já adotada pela Câmara de Londrina. Na opinião deles, as mudanças feitas pela Sanepar só prejudicam o usuário. 

Com Caputo O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), foi recebido em audiência ontem, em Curitiba, pelo secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, e pelo deputado estadual Pedro Lupion (DEM). Onofre tratou da liberação de recursos para reforma e reabertura do Centro de Especialidades Jaime de Lima.

Padre Carrara Uma grande solenidade está sendo preparada para esta sexta-feira, às 19h30, no Cine Teatro Fênix, em Apucarana. A Câmara de Vereadores vai entregar o título de Cidadão Honorário de Apucarana ao padre Roberto Carrara, pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes. A comunidade católica promete lotar o cine teatro.  

Amuvi O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Beto Preto (PSD), de Apucarana, convocou ontem reunião da associação para o próximo dia 30, em Ariranha do Ivaí. O encontro dos prefeitos do Vale do Ivaí será realizado nas dependências do Salão Multiplo Uso, a partir das 14 horas.

Vapt Vupt

Vários municípios da região estão sendo beneficiados com ônibus para transporte escolar.      
Na maioria dos casos, os ônibus de escolares são adquiridos com recursos do governo federal.      
Em Jardim Alegre, a prefeitura recebeu um ônibus exclusivo para tráfego nas estradas rurais.        
O prefeito de Marumbi, Adhemar Rejani (PMDB), tenta recursos do Estado para comprar coletor de lixo.