CIDADES

min de leitura - #

Chegada do frio preocupa produtores rurais do Vale

Da Redação

| Edição de 02 de julho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A chegada do frio preocupa produtores rurais do Vale do Ivaí, que em 2019 já enfrentaram problemas causados por geadas. Para os próximos dois dias a previsão é que a temperatura caia por volta dos 3º C e 4º C, com previsão de geadas em alguns municípios. Na madrugada de ontem, em alguns municípios do Vale do Ivaí os termômetros chegaram a marcar 6º C, após a passagem do ciclone bomba que atingiu a região com menor intensidade na tarde de anteontem.

O cafeicultor Wanderley Alves de Souza, que produz café em aproximadamente cinco alqueires na estrada dos Três Ranchinhos, no Distrito de Jacutinga, em Ivaiporã, é um desses produtores preocupados com as atuais condições climáticas. 
“O ano passado já tivemos danos, inclusive, a lavoura teve que ser decepada. Tivemos que cortar embaixo porque a geada matou tudo. Agora o café está brotando e sendo preparado para colheita do ano que vem, mas se gear como vêm mostrando as previsões, terei mais um ano perdido”, disse Souza. 
Marcos Antônio Garcia, que toca quatro alqueires na mesma região, assim como a maioria dos produtores, se mostra apreensivo. “Estou muito preocupado, porque o café é o sustento da maioria do pessoal aqui da região. Geada dois anos seguidos é prejuízo que fica difícil de recuperar. Por causa da geada do ano passado, nesta colheita só vai dar mesmo para pagar o custo”. 
O frio traz preocupação também para os pecuaristas, que nos últimos meses já enfrentaram problemas causados por estiagem prolongada. “O pasto agora está começando a ficar bom. Vieram as chuvas nas últimas semanas e as pastagens estão brotando. Se por acaso tivermos uma geada, aí complica tudo”, disse o pecuarista Hernandes Pereira. 
O engenheiro agrônomo Randolfo Oliveira, da regional de Ivaiporã, do Departamento de Economia Rural (Deral) relata que as plantações de trigo na região estão, em sua maioria, em fase de desenvolvimento e início de floração, e que também podem ser prejudicadas com danos e prejuízos, caso aconteça uma geada nesta fase. “Se for comprometida a haste floral, fica bastante prejudicada a produção dos grãos. Mas isso, se for uma geada muito forte”. 
Segundo o Simepar, há previsão de geada fraca hoje nos municípios Apucarana, Arapongas., Faxinal e Jandaia do Sul.