POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 16 de setembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Giro pela região 

Nos próximos dias, o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o deputado estadual Alexandre Curi (PSB) farão um giro por vários municípios do Vale do Ivaí. Eles vão visitar obras que vêm sendo realizadas pelo Governo Ratinho Junior (PSD) nos mais diferentes setores, para saber como estão em andamento e a previsão de entrega. Entre as muitas obras que estão sendo executadas com recursos do Governo do Estado destacam-se calçamento de estradas, pavimentação de vias urbanas, construção do Meu Campinho, reforma e ampliação de escolas e unidades de saúde, construção de casas e outras.

Títulos cancelados 
Dados atualizados da Justiça Eleitoral em todo o país mostram que, desde 2018, 5.951.242 milhões de eleitores tiveram os títulos cancelados, incluindo os que votam no exterior. Só no Estado de São Paulo, por exemplo, são 1.034.998 títulos eleitorais cancelados desde as eleições daquele ano. Entre outras razões, o título pode ser cancelado quando o eleitor não comparece à votação nem justifica a ausência por três eleições consecutivas, apesar de se enquadrar nos critérios de obrigatoriedade do voto; pelo falecimento do eleitor ou da eleitora; ou porque não compareceu à revisão de eleitorado. Em 2020 o cancelamento foi suspenso por causa da pandemia.
A volta do “Ferra Mula”
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), fez questão ontem de elogiar a conduta da diretoria da Associação Filantrópica Ferra Mula, na retomada das suas costeladas presenciais. “A instituição está de parabéns pelos cuidados preventivos adotados no retorno das suas tradicionais costeladas beneficentes. Que o Ferra Mula sirva de exemplo aos demais, pois as reservas são feitas antecipadamente, com vagas limitadas e com a exigência de apresentação de teste negativo para Covid-19 ou apresentação da carteira de vacinação”, comentou Junior da Femac, reiterando seu apreço pela renomada instituição filantrópica, que tem ajudado muitas entidades com suas promoções beneficentes. 

Seguindo o decreto estadual 
Ainda sobre a pandemia do coronavírus, o prefeito Junior da Femac anunciou ontem que o Município de Apucarana seguirá o Decreto Estadual Nº 8705, publicado no Diário Oficial do Estado neste dia 14 de setembro. “Caberá à Polícia Militar a fiscalização do cumprimento do decreto, com apoio da prefeitura. A partir de agora as restrições são menos rigorosas , principalmente em relação a eventos, mas precisam ser obedecidas”, comentou o prefeito. Ele lembrou que eventos dançantes ou de outra modalidade de interação que demandem contato físico entre os frequentadores permanecem proibidos. Vale ressaltar que, se a situação piorar as medidas restritivas voltam com maior rigor em todo o Paraná.