POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 14 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prazo para emendas 

O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), já mandou para a Câmara de Vereadores os projetos que tratam da Lei Orçamentária do município para o ano que vem e do Plano Plurianual. O presidente do Legislativo, vereador Poim, alertou os vereadores que, a partir de ontem, eles têm um prazo de dez dias para apresentar emendas no projeto do orçamento municipal, que fixa a receita e a despesa do Poder Executivo para 2022. Passado esse prazo e depois de analisado pelas comissões permanentes da Casa, o projeto segue para votação em plenário. A proposta já foi discutida em audiências públicas no decorrer do ano.

Poim visita Hemonúcleo
Parceiro do Hemonúcleo de Apucarana, o presidente da Câmara de Apucarana, Franciley Preto Godoi Poim (PSD), esteve conversando no último final de semana com a chefe da unidade regional, Juliana Petchak. Durante o encontro, que contou com a presença da assistente social do Hemonúcleo, Marta Haider, bioquímica Aparecida Machado e Elton Leiroz, Poim reafirmou a importância da doação de sangue e o compromisso de buscar apoio junto à Casa de Leis e à comunidade apucaranense na doação, além de incentivar a captação de novos doadores. “Doar sangue é um ato de amor e de solidariedade. Um gesto que pode salvar vidas. O apucaranense é muito solidário e está atento à essa  necessidade, a este gesto”, disse.
Prefeito preocupado
O prefeito de Godoy Moreira, Primis de Oliveira (PSD), manifestou-se ontem preocupado com o aumento dos casos de Covid-19 no município. Segundo ele, somente de quinta-feira passada até o feriado de 12 de outubro foram confirmados mais 12 casos positivos, quebrando um ciclo de 40 dias quando apenas 10 pessoas haviam sido contaminadas. Para Primis de Oliveira, isso vem acontecendo porque muitas pessoas relaxaram com a pandemia, que ainda não acabou. Conforme assinala, tem muita gente não usando máscara, não se higienizando com álcool gel e promovendo aglomerações. Ele promete tomar medidas restritivas mais duras.

Ciro Gomes em atrito com o PT
Após afirmar que o ex-presidente Lula (PT) teria participado de uma conspiração pelo impeachment de Dilma Rousseff (PT) em 2016, o presidenciável Ciro Gomes (PDT-CE) foi duramente criticado pela ex-presidente nas redes sociais. A petista disse que ele “mente de maneira descarada” e insinuou que ele usa suas objeções ao PT como tática para ganhar popularidade. “O problema, para ele, é que usa este método há muito tempo e continua há quase uma década com apenas 1 dígito nas pesquisas”, escreveu Dilma. Em resposta, o pedetista chamou a ex-presidente de “incompetente, inapetente e presunçosa” e disse que errou ao ser contra seu impeachment.