POLÍTICA

min de leitura - #

coluna da Tribuna

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os mais procurados 

Os secretários estaduais Beto Preto, da Saúde, e João Carlos Ortega, do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedu), são duas personalidades políticas representando o Vale do Ivaí junto ao Governo do Estado. O que chama a atenção é que, além dos prefeitos, vereadores e de outras lideranças políticas da região que estão constantemente em seus gabinetes, eles também têm sido os secretários mais procurados por prefeitos e demais lideranças políticas de todos os municípios do Paraná. São os dois secretários do governo de Ratinho Junior considerados os mais requisitados com pedidos de obras e recursos.

Próximos do governador
Além de serem os secretários mais procurados pelos prefeitos, vereadores, lideranças políticas e ainda pelos deputados estaduais de todas as regiões do Paraná, os secretários Beto Preto e João Carlos Ortega também são considerados os mais próximos do governador Ratinho Junior (PSD), juntamente com o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva. Beto Preto tem tido uma grande atuação à frente de sua pasta, sobretudo enfrentando os muitos problemas desta pandemia da Covid-19 que atinge o Estado e o País. E João Ortega na liberação de projetos e recursos para obras de infraestrutura urbana e rural para os municípios, em especial para as pequenas cidades do interior.
Contra nova praça de pedágio
O prefeito Junior da Femac (PSD) comanda na noite de hoje, no Cine Teatro Fênix, uma reunião com representantes da sociedade organizada e de instituições universitárias. O tema em pauta é a discussão da nova concessão de rodovias pedagiadas no Paraná, especificamente sobre o Lote 3, que inclui Apucarana. O objetivo da reunião, conforme explica o prefeito é avaliar a situação da cidade no contexto do novo contrato que deve vigorar a partir de 2022. Uma coisa é certa: A maioria das lideranças apucaranenses não concordam com a implantação de uma nova praça de pedágio na BR-376, entre Califórnia e Apucarana. O prejuízo seria grande para estudantes universitários de toda a região, além de consumidores em geral que buscam produtos e serviços na cidade. A ideia é se preparar para a audiência pública prevista para o dia 24 de fevereiro. 

Convenção do MDB
O Movimento Democrático Brasileiro (MDB), por meio de um edital publicado nesta terça-feira, está convocando os eleitores e filiados do partido em Apucarana para a convenção municipal. O evento acontece no dia 24 de fevereiro, das 17 horas às 20 horas, na Câmara Municipal. De acordo com edital assinado pela presidente da Comissão Provisória. Elisângela da Silva Firmiario Popowicz, constam da ordem do dia eleição do Diretório Municipal a ser composto por 45 membros titulares e 15 suplentes, eleição de dois delegados e seus suplentes, da nova Comissão Executiva e da Comissão de Ética e dos membros efetivos e suplentes do Conselho Fiscal.