COLUNAS

min de leitura - #

Comitiva do Paraná

Editoria de Política

| Edição de 19 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Até ontem, 162 prefeitos do Paraná, numa comitiva de 350 pessoas, já tinham confirmado presença na XXI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontecerá de 21 a 24 de maio. No total, a XXI Marcha deve reunir cinco mil participantes. Um dos pontos altos do encontro será a reunião dos prefeitos do Paraná com os deputados federais e a governadora Cida Borghetti (PP), na terça, dia 22, às 20h30, no Espaço de Eventos Porto Vitória. Os prefeitos reivindicam o aumento dos repasses de recursos para os programas federais, revisão do pacto federativo (para promover distribuição mais justa entre a União, Estados e Municípios), a regulamentação do Encontro de Contas entre débito e créditos previdenciários, a regulamentação do Regime Próprio de Previdência Social, o reajuste do piso salarial do magistério pelo INPC , a Medida Provisória de Flexibilização das Upas, precatórios e ISS sobre cartões de crédito.

Rumos do PSB Em sua passagem por Apucarana, ontem, o deputado estadual Tiago Amaral (PSB) evitou falar sobre os rumos do seu partido, o PSB, nas eleições para o governo do estado em outubro deste ano. Ele deixou claro, no entanto, que o PSB faz parte da base aliada do governo. Assim como esteve no apoio ao ex-governador Beto Richa (PSDB) também está apoiando a governadora Cida Borghetti (PP). 

Na base “Assim, é natural que o partido continue na base do governo”, disse o deputado Tiago Amaral sobre os rumos do PSB no pleito eleitoral deste ano. Ele destacou que Cida Borghetti vem fazendo um governo municipalista como foi o do Beto Richa. Amaral frisa, no entanto, que por enquanto não existem candidaturas oficializadas ao governo, apenas pré-candidatos.

Na Capital O vereador Lucas Leugi (Rede) esteve nesta semana em Curitiba, onde cumpriu extensa agenda em busca de recursos e projetos para Apucarana. Com o novo secretário de Esportes, João Barbiero, ele teve a garantia de conclusão do projeto Meu Campinho ainda este mês, além de obter doze kits esportivos de diferentes modalidades.

Mini arena No escritório político do deputado federal Aliel Machado (PSB), em Curitiba, Lucas Leugi pediu apoio para implantação de mais um projeto de mini arena em Apucarana, embora seja um programa do governo do Estado. O parlamentar ficou de tratar deste assunto junto ao secretário de Esporte e Turismo, João Barbiero.

Segunda via O prazo para emissão de novo título de eleitor, para regularização do documento ou transferência de domicílio terminou no dia 9 de maio. O prazo não acabou, no entanto, para quem precisa solicitar a segunda via do título, Segundo a Justiça Eleitoral, isto ainda pode ser feito até dez dias antes da eleição de 7 de outubro.
Festa surpresa O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (MDB), o Galo, foi surpreendido nesta semana com uma festa organizada por funcionários municipais e amigos por ocasião do seu aniversário. O evento teve a presença da prefeita de Cruzmaltina, Luciana Bueno (PSDB) e seu esposo, o ex-prefeito Maurício Bueno (PSDB).

Agradecido Mais do que o aniversário, os organizadores da festa destacaram o bom trabalho que consideram que o prefeito Galo vem realizando em Faxinal. De sua parte, o prefeito agradeceu o carinho de todos. “Temos que comemorar o dom da vida e agradecer por isso todos os dias”, disse Galo, acrescentando que tem uma família abençoada.

Santa Rita Lunardelli está se preparando para receber em torno de 20 mil pessoas neste domingo e na terça, dia de Santa Rita de Cássia. O prefeito Reinaldo Grola (PTB) determinou à sua equipe uma limpeza geral na cidade, além de outras providências para receber bem os romeiros que virão de todos os cantos do Paraná.

Trio preso Com a prisão de José Dirceu, todo o trio petista que comandou o País em meados da década passada está detido agora. O ex-presidente Lula, preso no último dia 7, teve como principais nomes no início de seu mandato Dirceu, chefe da Casa Civil de 2003 a 2005, e Antonio Palocci, ministro da Fazenda de 2003 a 2006. Ambos eram tidos como possíveis sucessores de Lula.

Atuações José Dirceu coordenou a vitoriosa campanha de Lula em 2002, após três derrotas seguidas do petista em eleições presidenciais, e logo assumiu a articulação de seu governo. Palocci, então prefeito de Ribeirão Preto (SP), atuou na elaboração do programa petista e foi nomeado para a Fazenda quando a gestão da economia pelo partido era vista com muita desconfiança.

Vapt Vupt

Investigação aberta pelo Palácio do Planalto apura o paradeiro de 712 itens do acervo da Presidência da República.
Objetos teriam desaparecido durante os governos dos ex-presidentes petistas Lula e Dilma Rousseff.
A lista de objetos inclui obras de arte, utensílios domésticos, peças de decoração, material de escritório e computadores.
É comum presidentes da República receberem presentes de chefes de Estado, porém devem ficar no Palácio do Planalto.