CIDADES

min de leitura - #

Covid atrasa atendimento do Samu

Da Redação

| Edição de 24 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A pandemia do coronavírus também tem gerado maior tempo de espera para atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Apucarana. Por conta do novo protocolo, que exige que profissionais saiam da central com paramentação de prevenção a disseminação do Covid-19, o tempo de chegada até endereço solicitado aumentou entre 3 a 5 minutos, admite o órgão. A necessidade de desinfetar a ambulância no retorno de cada deslocamento também pode gerar maior demora.

Segundo a médica Vera Lúcia Lorenzon, a desinfecção das ambulâncias, para prevenir o contágio da Covid-19, dura em média 20 minutos. “O Samu deve seguir protocolos relacionados à pandemia e proteção individual. Nós temos um número de ligações via 192 com solicitações variadas, entre elas está o transporte de pessoas com suspeita de Covid-19 ou até mesmo com a doença. Além de vestir todo o material de proteção individual, quando a ambulância retorna é preciso realizar o processo de desinfecção e isso leva tempo”, explica.
Conforme a médica, praticamente todos os dias é preciso realizar o transporte de pacientes com suspeita do novo coronavírus. “Na segunda mesmo tivemos que atender dois casos de Covid-19 ao mesmo tempo. Gostaria de priorizar que uma vez que retornamos dos atendimentos, que não são poucos,  cada ambulância que fizer o transporte deve passar por uma desinfecção. Por isso, precisamos contar com a colaboração da população. Se você estiver com alguém que tenha a possibilidade de estar com Covid-19, tenha calma, use máscara e álcool gel, que nós vamos atender,” ressalta.
AUMENTO
O coordenador de enfermagem do Samu, Miqueias Romagnolo, informa que esse procedimento é adotado todas as vezes que o serviço do Samu é acionado, visando à proteção da equipe e do paciente.
“Aumentaram significativamente as ocorrências de quadro respiratório com suspeita de Covid, dos quais 80% são encaminhados ao Pronto Atendimento do Coronavírus no andar térreo da Autarquia Municipal de Saúde e os demais, com quadro mais grave, são levados para o Hospital da Providência”, informa Miqueias. (Com assessoria)