COLUNAS

min de leitura - #

Crítica ao distritão

Editoria de Política

| Edição de 12 de agosto de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), criticou ontem a proposta de reforma política aprovada na comissão que trata do tema na Câmara dos Deputados, como o sistema do distritão e o fundo público de financiamento de campanha, que poderá ter R$ 3,6 bilhões em recursos da União. Para Maia, o sistema eleitoral atual está falido e criticou o fato de o fundo de financiamento ter caráter definitivo, e não transitório. De acordo com ele, a reforma como está sendo aprovada na comissão envia sinais negativos para a sociedade. “Com esse sistema eleitoral de agora, o distritão não é bom. A verdade é que o nosso sistema eleitoral, na forma em que está, faliu. A Câmara e o Senado precisam fazer as mudanças. Agora, o fundo eleitoral podia ter sido feito como algo transitório”, disse.

CRAS na Vila Reis  A comunidade do Distrito de Vila Reis e outras localidades próximas ganham a partir de hoje uma sede própria do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). O investimento foi de R$ 450 mil, com recursos do Governo Federal, através do Programa de Estruturação da Rede de Serviços de Proteção Social Básica, liberados via senadora Gleisi Hoffmann (PT).

Prédios próprios A entrega do CRAS, denominado José Ferreira de Souza, o “Zé da Venda”, acontece hoje, a partir das 9 horas, na Vila Reis. O prefeito Beto Preto lembra que, em 2013, quando assumiu a prefeitura, o atendimento da população nos quatros CRAS de Apucarana era feito em imóveis alugados. “Vou concluir meu mandato com todos os CRAS em sede própria”, anuncia.

Atendimento No Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) são feitos os principais atendimentos e atividades da área, tais como os do Bolsa Família, cesta básica, tarifas sociais da água e luz, oficinas de artesanato, habitação e encaminhamentos ao INSS, cursos profissionalizantes, saúde, educação e Conselho Tutelar, entre outros.

Marli na Undime A secretária municipal de educação, de Apucarana, professora Marli Fernandes, foi eleita ontem para a Presidência da Região Sul do Brasil, junto à União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). A eleição aconteceu no último dia do 16º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, realizado em Maranguape, no Ceará. 

Qualidade A suplência da presidência da entidade nos estados do Sul ficou com Valkiria Trindade de Almeida Santos, de Maringá. Aléssio Costa Lima, do Ceará, foi reeleito para a presidência nacional da Undime. Segundo Marli Fernandes, a missão da Undime é articular, mobilizar e integrar os dirigentes de educação para construir e defender a educação pública com qualidade social. 
Remoção I A Prefeitura de Arapongas terá que cumprir recomendação do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), que solicita a remoção dos servidores aposentados do quadro de beneficiários do auxílio-alimentação, por entender que o provento seria uma verba destinada exclusivamente ao servidor que se encontra no exercício de suas funções.

Remoção II Por conta desta decisão e de indicação da própria Controladoria Municipal e parecer Jurídico da Procuradoria, o pagamento de auxílio alimentação para o quadro de aposentados da prefeitura de Arapongas não será concedido a partir deste mês, mas continua valendo o auxílio alimentação aos servidores ativos enquadrados nas faixas salarias menores.

Paraná Cidadão Borrazópolis será sede entre os dias 9 e 11 de outubro do programa Paraná Cidadão. O evento foi definido ontem numa reunião do prefeito Adilson Luchetti (PSB), o Didi, e equipe com o vereador Valdiney Del Grande (PMDB), o Di, representante do secretário de Justiça, Artagão Júnior. 

Serviços O programa Paraná Cidadão vai oferecer aos moradores de Borrazópolis diversos serviços gratuitos tais como emissão de documentos pessoais, assessoria jurídica, assistência social e de saúde, inclusão digital e outros. Nesta tarefa vão trabalhar cerca de 100 pessoas.

Richa em Godoy O governador Beto Richa (PSDB) e o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, estarão em Godoy Moreira no próximo dia 18, para entrega de 98 casas populares. Solenidade está prevista para as 15 horas. O prefeito José Gonçalves (PSDB), o Zezinho, espera grande concentração popular.

Vapt Vupt

Prefeitos do Vale do Ivaí esperam arrecadar mais recursos com o IPTU para abastecer o caixa.        
Em alguns municípios os recursos do IPTU são poucos por causa da defasagem do preço dos imóveis.      
Como forma de melhorar a receita do IPTU, prefeituras estão atualizando plantas dos imóveis.      
Outro tributo que os prefeitos estão procurando receber mais é o ISS, até então pouco valorizado.