COLUNAS

min de leitura - #

Debate em formato de ringue

Editoria de Política

| Edição de 19 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os candidatos à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) foram os protagonistas principais do debate entre os presidenciáveis promovido pela Rede TV e revista istoÉ sexta-feira à noite. Ambos aproveitaram o palco em formato de ringue para irem à luta. Durante as discussões, Marina deixou Bolsonaro sem resposta ao usar de sua condição de mulher para criticar as posições do deputado minimizando a desigualdade de oportunidade no mercado de trabalho. Ela o encurralou fisicamente, aproximando-se do candidato. Ela ainda engatou uma réplica no campo em que o candidato transita, o dos evangélicos pentecostais, e buscou pregar-lhe a pecha de intolerante com um questionamento maternal, falando de crianças. Isso mira apoiadores menos firmes de Bolsonaro; se funcionará quando explorado à frente, é outro ponto.

Encenação Durante o debate realizado na Rede TV, na sexta-feira à noite, o candidato paranaense Alvaro Dias (Podemos) chamou a candidatura de Lula de encenação. “É uma afronta ao país, um desrespeito à Justiça, uma violência ao Estado de Direito. A democracia exige respeito à lei e todos somos iguais perante a lei”, afirmou irritado o senador

Situação inédita A batalha jurídica preparada pelo PT para ter Lula candidato à Presidência da República coloca o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em situação inédita: discutir a inelegibilidade de um postulante ao Planalto potencialmente enquadrado na Lei da Ficha Limpa. E, ao mesmo tempo, de um político com grande apoio popular e muito respeitado no exterior.

Registros Desde 1989, o TSE já indeferiu 30 registros de candidatos à Presidência de menor expressão por motivos variados -não filiação a partido, problemas formais em convenções, prestações de contas pendentes, entre outros. A corte barrou a candidatura do apresentador Silvio Santos em 1989, por exemplo. Em 2006, a de Rui Costa Pimenta (PCO).Nenhum caso foi por causa da Ficha Limpa.

Lei é clara Apesar do ineditismo, magistrados de diferentes Cortes dizem considerar que o caso de Lula, do ponto de vista eleitoral, é objetivo e não dá margem a muitas interpretações, pois a Lei da Ficha Limpa é clara sobre a inelegibilidade de condenados em segundo grau. Advogados apostam em liminar no STF ou STJ suspendendo a condenação.

Dados gerais O perfil médio dos candidatos às eleições deste ano no Paraná, incluindo todos os cargos, é de homem branco, casado, com idade entre 40 e 59 anos, empresário com ensino superior completo. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral, a partir das estatísticas das candidaturas registradas. Ao todo, 1.206 candidatos se registraram para a disputa no Estado.
Profissão Em relação à ocupação, 174 ou 14,43% dos candidatos inscritos nas eleições deste ano no Paraná se declararam empresários. Em seguida 155, ou 12,85% se inscreveram como “outros” e 98 ou 8,13% como advogados. Apesar de declararem suas profissões, há candidatos que há muito tempo apenas exercem a política de mandato em mandato.

Mais espaço Com a retirada da pré-candidatura a deputado federal do vice-prefeito Júnior da Femac (PDT), quem pode garantir mais espaço entre o eleitorado de Apucarana são os deputados Sérgio Souza (MDB) e Aliel Machado (PSB). Ambos têm o apoio de vereadores e de outras lideranças ligadas ao prefeito Beto Preto (PSD). Os dois já têm serviços prestados a Apucarana. 

Agenda cheia O prefeito Beto Preto (PSD) terá agenda cheia nesta semana, com compromissos em Curitiba e em Brasília. Amanhã. o principal evento será o lançamento do Projeto Conecta Apucarana, a partir das 19h15 no Cine Teatro Fênix. Na terça, o prefeito trata de importantes projetos de Apucarana em Curitiba e, na quarta-feira, segue para Brasília, onde cumpre agenda em ministérios e na Câmara. 

Causas sociais A ex-vereadora Aurita Bertoli (PT) assumiu na sexta-feira à noite a presidência da União dos Mutuários e Moradores de Apucarana (Umma), ela que já esteve à frente da entidade por vários anos antes de ser vereadora. “Depois de oito anos, retomo efetivamente meu trabalho em favor das causas sociais de nossa comunidade”, disse Aurita.

Sessão A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza amanhã, às 16 horas, a sessão ordinária semanal. Até final do expediente na sexta-feira a secretaria do Legislativo ainda não havia concluído a ordem do dia. O presidente da Casa, Mauro Bertoli (DEM), espera a presença de todos os vereadores e uma boa participação popular.

Vapt Vupt

Mal obtiveram o registro de suas candidaturas na Justiça Eleitoral, candidatos da região iniciaram a campanha.
Em Apucarana, por exemplo, já têm vários carros com adesivos e perfurades de candidatos.                
A maioria dos candidatos a deputados da região lançou suas candidaturas de forma independente.
Nesses casos, não será fácil para esses candidatos conseguir apoio dos prefeitos de seu domicílio eleitoral.