OPINIÃO

min de leitura - #

Dengue: uma luta que deve ser de todos

Da Redação

| Edição de 21 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A dengue continua sendo uma das principais notícias de todo o estado. Praticamente todos os dias, novas informações sobre casos são publicadas. Não poderia ser diferente, visto que o Paraná se encontra em alerta máximo por causa da doença. Só a região de Apucarana já registrou mais de 1,3 mil casos, um número muito longe do aceitável, tendo em vista que a transmissão do vírus é feita através de um simples mosquito, cuja erradicação envolve uma rotina de cuidados básicos.
De acordo com reportagem publicada na edição de ontem da Tribuna, o último boletim da dengue divulgado pela Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa-PR) confirmou 1.328 casos da doença e 2.278 notificações nos municípios do Vale do Ivaí mais Arapongas. Ivaiporã, que pertence a 22ª Regional de Saúde (RS), concentra 70% dos casos confirmados, com 936 pessoas contaminadas e 1.104 notificações. Também estão em epidemia de dengue na 22ª RS, os municípios de Godoy Moreira e Jardim Alegre. Já Apucarana e Arapongas, que pertencem a 16ª Regional de Saúde (RS), também têm registros da doença, com 25 e 31 casos confirmados respectivamente.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou recentemente o decreto que institui estado de alerta no Paraná. O documento, também assinado pelo chefe da Casa Civil, Guto Silva; e pelo secretário estadual da Saúde, Beto Preto, mantém o estado de alerta por tempo indeterminado. Com a medida, o Governo do Estado mostra que está lidando com o problema com a seriedade que ele merece.
Mas não dá para esperarmos o poder público se mexer. Cada cidadão paranaense precisa fazer a sua parte. É fundamental eliminar depósitos de água parada, que funcionam como criadouros do mosquito. Calhas, vasos de plantas, terrenos baldios, todos os cantos precisam ser inspecionados. É uma atitude simples, mas de grande importância.
Todos os cuidados precisam ser tomados, sobretudo nesta época do ano, de muitas chuvas e calor. Só assim, conseguiremos vencer esta doença tão perigosa. Poder público e população, juntos, conseguem vencer a dengue. Separados, seremos facilmente dominados por um mosquito. A luta é de todos.