COLUNAS

min de leitura - #

Deputados suspeitos

Editoria de Política

| Edição de 12 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um em cada três deputados federais é suspeito de ter cometido algum tipo de crime. Dos 513 integrantes da Câmara, pelo menos 178 respondem na Justiça a inquéritos (procedimentos que podem resultar em processos) ou ações penais (processos que podem acabar em condenação). O PP, o PT e o PSDB são os partidos com mais deputados com pendências criminais. Das 27 legendas com assento na Casa, apenas seis pequenas (PSOL, Rede, PV, PPL, PRP e PRTB) não têm atualmente parlamentares sob investigação. Os dados são de levantamento do Congresso em Foco com base em informações do Supremo Tribunal Federal (STF). Praticamente metade das bancadas do PP e do PT é acusada de crimes. Nessa situação estão 29 dos 60 petistas e 24 dos 49 deputados do PP. Os tucanos vêm a seguir, com 21 de seus 49 nomes sob suspeição. Dono da segunda maior bancada da Câmara, com 50 parlamentares, o MDB tem dez com pendências judiciais.

Luto oficial O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), decretou ontem luto oficial por três dias no município pelo falecimento do empresário e pioneiro de Apucarana, Ananias Bitencourt, de 91 anos. “Trata-se de cidadão de alto conceito no município, pelos seus feitos no segmento industrial – com a geração de emprego e renda – e pelo engajamento espontâneo em projetos sociais”, enalteceu Beto Preto.

Homenagens O prefeito lembrou ainda que Ananias Bitencourt foi o primeiro homenageado pela Acia com o Prêmio Mérito Empresarial de Apucarana. “O empresário também foi homenageado em 2017 pela Assembleia Legislativa com o título de Cidadão Benemérito do Paraná, em reconhecimento à sua trajetória, impulsionando a economia e gerando empregos”, destacou Beto Preto.

Empreendedores Ao autorizar ontem o início das obras do Parque Industrial da Juruba, Beto Preto prestou homenagem a todas as famílias empreendedoras de Apucarana que geram empregos e renda. Na presença do empresário Armando Boscardin, ele lembrou que a família Boscardin investe e gera empregos há 72 anos. “São pessoas que merecem o nosso respeito”, destacou o prefeito. 

Estrutura O empresário Aldivino Marques, o “Val”, também participou do ato  que marcou o início das obras do Parque Industrial da Juruba. “Num passado recente, empresários recebiam áreas em Apucarana sem estrutura alguma para iniciar seus negócios, enfrentando o mato, o barro e a poeira”, lembrou Val, enaltecendo a estrutura do novo parque que o prefeito Beto Preto está implantando.

Diferenciado O assessor parlamentar Arilson Chioratto elogiou a capacidade de investimento da Prefeitura, sob o comando de Beto Preto. “É raro constatar este perfil de empreendedorismo, comprovado com um invejável saldo de obras e serviços que vêm sendo realizados ao longo dos últimos seis anos. Apucarana tem bons projetos, vontade política, contrapartida e certidões negativas em dia”, disse. 

Reforma do CSU No mesmo ato realizado na tarde de ontem no gabinete, foi assinada a ordem de serviço, no valor de R$ 58 mil, para reforma das salas e demais dependências do CSU “Professora Leonina de Resende Martins”. O vice prefeito Júnior da Femac manifestou-se contente e lembrou que o prédio leva o nome de sua querida avó, “Dona Leonina” (in memorian).

Elogios O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC) tem recebido elogios de vereadores durante as sessões ordinárias da Câmara Municipal pelo trabalho que vem realizando no município nos mais diferentes setores. Os destaques ficam por conta das obras de infraestrutura urbana, educação e ações de segurança públicas.

Conquistas Para o presidente da Câmara de Vereadores de Arapongas, Osvaldo Alves dos Santos (PSC), o prefeito Sérgio Onofre da Silva já fez em um ano e  quatro meses muito mais do que o seu antecessor fez em quatro anos. “Se o prefeito parar sua administração por aqui, ele já fez por cumprir seus compromissos assumidos”, avalia.

Aliança, não I A aliança entre o MDB e o PSDB para a eleição presidencial  enfrenta resistência entre emedebistas. Levantamento feito pelo Palácio do Planalto mostra que o apoio à candidatura de Geraldo Alckmin é rejeitado por 20 dos 27 diretórios estaduais do MDB. Se a convenção do partido fosse hoje, a coligação com Alckmin seria reprovada por 508 dos 629 delegados.

Aliança, não II De acordo com o levantamento do Palácio do Planaldo, apenas os diretórios estaduais do MDB de Roraima, do Acre, do Tocantins, da Bahia e do Espírito Santo apoiam uma aliança com os tucanos. Pernambuco aparece no mapa como indefinido. O diretório do Ceará, do presidente do Senado, Eunício Oliveira, está praticamente fechado com Ciro Gomes (PDT).

Vapt Vupt

Passado mais de um ano de mandato, alguns prefeitos continuam com quadro de pessoal enxuto.                
Com a folha salarial no limite dos gastos, prefeitos têm sido impedidos de fazer novas contratações.            
Para realizar obras em favor da população, prefeituras contam com parcerias dos governos.
Nos últimos meses, o governo do Estado tem repassado grande soma de recursos aos municípios.