OPINIÃO

min de leitura - #

Educação com qualidade social

Por Marli Regina Fernandes da Silva, secretária Municipal de Educação de Apucarana

| Edição de 16 de fevereiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais de onze mil alunos devem começar as aulas, na próxima segunda-feira (19), na rede municipal de ensino de Apucarana. Assim como nos anos anteriores da gestão do prefeito Beto Preto, o nosso compromisso continua sendo oferecer educação com qualidade social a todas as crianças.

Acreditamos firmemente que a educação é a única ferramenta capaz de transformar o país em um lugar melhor para se viver, onde impere a integridade, a igualdade e o respeito ao próximo. As crianças que estão sentadas nos bancos escolares hoje serão as responsáveis por administrar a nação daqui a alguns anos. Por isso, primamos por formar cidadãos críticos, reflexivos e conscientes de seus deveres e direitos na sociedade.
Com esse pensamento em mente, reformamos aproximadamente 65% dos prédios escolares e construímos um currículo único para a rede municipal de ensino. Os professores e servidores passam por formação continuada ao menos duas vezes por ano e recebem sempre materiais didáticos e pedagógicos modernos. Já os alunos são contemplados com uma merenda balanceada e diversificada, além dos uniformes e materiais escolares gratuitos. 
Como resultado desses esforços, no ano passado, a Autarquia Municipal de Educação recebeu o Prêmio Gestor Público Paraná, a Medalha Paulo Freire e o Selo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Com nota mínima de 9,3, mais de mil alunos das nossas 37 Escolas também conquistaram medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, sendo 287 de bronze, 245 de prata e 470 de ouro.
Por fim, a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) ainda demonstrou que o ensino ofertado na rede municipal apucaranense está entre os melhores do Paraná. Dos 1.240 alunos que participaram da prova, 88,8% tiveram desempenho satisfatório em escrita, 69,39% em leitura e 69,48% em matemática.
Nós agradecemos aos pais e às mães apucaranenses que acreditam no nosso trabalho e confiam a educação de seus filhos à rede pública municipal. Convidamos as famílias a estarem cada vez mais próximas e a participarem da gestão das Escolas e CMEIs por meio das Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs) e dos Conselhos Escolares. 
Muitos desafios certamente surgirão nesse novo período de aulas, mas nós vamos continuar investindo nos prédios escolares, na merenda, no currículo, na contratação de novos profissionais, na formação continuada das equipes... Enfim, assumimos a responsabilidade de garantir um ensino equitativo para todas as crianças apucaranenses, independente delas morarem na área central ou nos bairros mais distantes. 
Efetivamente, a educação tem sido respeitada e tratada como prioridade no governo do prefeito Beto Preto. Que 2018 seja um excelente ano letivo!