COLUNAS

min de leitura - #

Eleitor inadimplente

Editoria de Política

| Edição de 21 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O eleitor que não votou e não justificou a ausência nas três últimas eleições ou não pagou as multas correspondentes deve se dirigir ao cartório eleitoral, até 2 de maio deste ano, para regularizar a sua situação. Se após essa data esses eleitores não estiverem regulares com a Justiça Eleitoral, correm o risco de ter o título cancelado. A legislação considera cada turno de votação um pleito em separado para efeito de cancelamento de título. O cancelamento automático do título de eleitor ocorrerá de 17 a 19 de maio de 2017. O parágrafo 6º do Provimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 1/2017 estabelece que “será cancelada a inscrição do eleitor que se abstiver de votar em três eleições consecutivas, salvo se houver apresentado justificativa para a falta ou efetuado o pagamento de multa, ficando excluídos do cancelamento os eleitores que, por prerrogativa constitucional, não estejam obrigados ao exercício do voto”.

Depredação O prefeito Beto Preto (PSD) se manifestou irritado ontem em seu perfil no facebook. “Lamentavelmente ainda temos pessoas que não têm consciência de seus atos e continuam depredando o patrimônio público em Apucarana”. Ele justificou que o CMEI Prof. Onésimo de Morais, no Jardim das Flores, foi alvo de pichação.

Investigação Conforme Beto Preto, o CMEI do Jardim das Flores serve de referência neste serviço. “Ali são atendidas dezenas de crianças por assistentes infantis e com equipamentos e alimentação de qualidade. É preciso respeitar e preservar, por que essa estrutura serve a muitas famílias”, justificou, anunciando que a polícia já foi acionada.

Eventos A semana promete ser atribulada para o prefeito Beto Preto e toda a sua assessoria, por conta de dois importantes eventos na sexta-feira. Pela manhã, na Unespar/Fecea, Apucarana sedia reunião da Frente Nacional de Prefeitos. E, às 14h30, o governador Beto Richa inaugura viaduto e novo entroncamento do contorno sul. 

Prefeitos O vice-prefeito Júnior da Femac (PDT), que assumiu a coordenação do evento da FNP, anunciou ontem que já estão confirmados prefeitos de todo o Vale do Ivaí. Também devem participar os prefeitos de Londrina, Maringá, Guarapuava, Campo Mourão, Umuarama, Cascavel, Pinhais e Paranaguá, entre outros.

Ministro Beto Preto conversou pessoalmente com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e deve ter a confirmação da sua presença em Apucarana, no evento da FNP, até quarta-feira. “O ministro tem assuntos relevantes para transmitir aos prefeitos e sua participação irá valorizar ainda mais a reunião preparatória do IV EMDS”, avalia ele. 
Luto na Câmara O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Mauro Bertoli (DEM), decretou luto oficial no Legislativo no dia de ontem, em função da morte do servidor Rodrigo Sartini Braga, 29 anos, vítima de leucemia. A sessão ordinária prevista para ontem à noite foi adiada para hoje no mesmo horário, às 20 horas.

Respeito Para Bertoli, apesar dos problemas de saúde que vinha enfrentando, Rodrigo Braga era um servidor exemplar na Câmara de Apucarana. Ele era um dos que preparavam as sessões ordinárias e extraordinárias. Por isso, a Câmara decretou luto oficial em respeito à família deste servidor, cujo corpo foi velado em plenário.

Na Capital O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), está em Curitiba desde ontem, em busca de recursos para o município. Ele foi tratar, por exemplo, da liberação de R$ 1 milhão através de emenda orçamentária apresentada pelo deputado estadual Cobra Repórter (PSD), já aprovada para o exercício financeiro deste ano. 

Asfalto De acordo com o prefeito Sérgio Onofre, o recurso no valor de R$ 1 milhão aprovado no orçamento do Estado já tem destino certo: será aplicado na pavimentação asfáltica de um trecho de estrada que vai da entrada da Colônia Esperança até o centro da localidade rural, onde mora um grande número de famílias.

No DER Ainda ontem em Curitiba, acompanhado pelo deputado estadual Pedro Lupion (DEM), Sérgio Onofre esteve no Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Ele solicitou a liberação de um material fresado, que encontra-se às margens da BR-369, no Parque Industrial, para recuperação de estradas rurais.

Vapt Vupt

Prefeitos do Vale do Ivaí estão indo quase toda semana a Curitiba para negociar recursos do Estado.      
O secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, diz que o governo Richa está viabilizando 5 mil obras.          
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná está fiscalizando com rigor os consórcios de saúde.        
Vários consórcios intermunicipais de saúde têm tido suas contas reprovadas pelo TCE-PR