COLUNAS

min de leitura - #

Eleitores faltosos

Editoria de Política

| Edição de 08 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A partir do dia 20 de fevereiro, a Justiça Eleitoral disponibilizará para o público as relações contendo os nomes e os números dos títulos dos eleitores identificados como faltosos aos três últimos pleitos. Cada turno é contabilizado como uma eleição, bem como pleitos suplementares já realizados. Os eleitores que estiverem nessa condição terão de 7 de março a 6 de maio para regularizarem sua situação. Caso contrário, poderão ter o título de eleitor cancelado. No dia 20 de fevereiro, os cartórios eleitorais deverão afixar os editais contendo as listagens dos eleitores faltosos aos três últimos pleitos. De 17 a 20 de maio, a Justiça Eleitoral efetuará o cancelamento das inscrições daqueles que não regularizaram sua situação, período em que não serão feitas atualizações no cadastro eleitoral. A partir do dia 21 de maio, as atualizações do cadastro serão retomadas.

Pedindo verbas O vereador Franciley Preto Godói (PSB), o Poim, esteve em Curitiba, nesta semana, onde foi recebido pelos secretários de Estado João Carlos Ortega, do Desenvolvimento Urbano, e da Casa Civil, Guto Silva. Acompanhado do seu assessor Ronaldo de Abreu, Poim foi em busca de recursos para alguns projetos de interesse dos moradores do Distrito de Pirapó.

Licitação De acordo com o vereador Poim, no próximo dia 21 será aberta licitação para construção da quadra de esportes da Caixa de São Pedro. Também estão sendo programadas as inaugurações do Meu Campinho e da Praça Antônio Rui, no Pirapó, devendo contar com a presença do governador Ratinho Junior e do secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Sem expediente Em virtude do feriado da padroeira Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana, não haverá expediente e nem a sessão ordinária da Câmara de Vereadores na próxima segunda-feira. Segundo o presidente da Casa, vereador Luciano Molina (Rede), a sessão foi transferida para terça-feira, às 16 horas, conforme horário de sua realização toda semana.

Pauta Na sessão ordinária da próxima terça-feira, a Câmara de Apucarana tem na pauta uma série de projetos e requerimentos para serem votados, já que a primeira após o recesso parlamentar, realizada na última segunda-feira, foi destinada apenas para eleição das comissões permanentes e especiais.

Fogos de artifício Um dos projetos que irão na pauta da sessão da Câmara de Apucarana é o da vereadora Márcia Sousa (PSD), que proíbe o comércio e a soltura de fogos de artifício com estampidos. O projeto, que não entrou em votação no final do ano passado, recebeu parecer jurídico contrário, mas o aval da Comissão de Justiça, Legislação e Redação para ser votado em plenário.
Título a Jacovós Outro projeto que está na pauta de votação da Câmara de Vereadores é o que concede o título de Cidadão Honorário de Apucarana ao delegado de polícia José Aparecido Jacovós, que agora é deputado estadual pelo Partido Republicano (PR). O autor do projeto é o vereador Rodolfo Mota (PSD), justificando seus relevantes serviços prestados em Apucarana.

Acidente A vereadora Maridelma Guimarães (PSDB), de São Pedro do Ivaí, sofreu um acidente de carro ontem à tarde na rodovia BR-369, entre São Pedro do Ivaí e Bom Sucesso. Ela perdeu o controle do carro que dirigia, um Peugeot, que acabou tombando. Ela teve ferimentos leves, mas foi encaminhada ao Hospital da Providência para o devido tratamento médico.

Carli Filho I O ex-deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, condenado em júri popular por se envolver em um acidente de trânsito que matou dois jovens, teve a pena reduzida. O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) decidiu reduzir a pena para sete anos, quatro meses e 20 dias de prisão, em regime semiaberto. A decisão foi dada pela Primeira Câmara Criminal.

Carli Filho II A tendência, porém, é que Carli Filho cumpra a pena em liberdade, apenas com o uso de tornozeleira eletrônica. Segundo o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR), o número de presos à espera por vagas no regime semiaberto é maior que o número de vagas. Por isso a adoção da tornozeleira no caso do ex-deputado.

Bolsonaro O presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), retirou o dreno colocado no seu abdômen há quatro dias e a sonda nasogástrica do nariz, segundo o boletim médico divulgado na tarde desta sexta-feira pelo Hospital Albert Einstein. Ele segue tomando antibióticos para combater uma pneumonia bacteriana e tem as visitas restritas. Ele permanece internado na UTI.

Vapt Vupt

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) completou ontem 39 anos de ações em defesa do municipalismo.
A Confederação Nacional de Municípios foi criada em 8 de fevereiro de 1980 por um grupo de municipalistas.
De 8 a 11 de abril acontece mais uma Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, promovida pela CNM.      
Prefeitos e vereadores de todo o Brasil são esperados para esta marcha, que vai discutir vários temas.