COLUNAS

min de leitura - #

Em defesa da Amuvi

Editoria de Política

| Edição de 15 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto (PSD), tem recebido nos últimos dias manifestações de apoio de vários prefeitos da região ao seu posicionamento em defesa da unidade da associação. Para prefeitos, a proposta de criação de uma nova associação só enfraquece a região. Para o prefeito Aquiles Takeda (PV), de Marilândia do Sul, por exemplo, o momento não é para divisão e sim de união dos municípios. “A união fortalece nossa região, enquanto a desunião enfraquece e é ruim para todos”, diz. Além disso, segundo ele, “a Amuvi tem uma história de ações e conquistas, ela não foi criada ontem”. O mesmo diz o prefeito de Jandaia do Sul, Ditão Púpio (PSC), segundo quem a Amuvi, que teve vários prefeitos de Jandaia do Sul como presidentes, tem que permanecer unida. “Eu respeito a opinião de todos, mas acho que o momento não é de divisão, mas de união”, reforça o prefeito de Califórnia, Paulinho Moisés (PP).

Criação Idealizada pelo prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral (PSDB), a Associação Central dos Municípios, como inicialmente é denominada, englobaria dez municípios da Amuvi e três da Amocentro. Ele nega que isso representa divisão da Amuvi, mas o fortalecimento da região polarizada por Ivaiporã.

Morte de servidor O prefeito de Apucarana, Beto Preto, lamentou profundamente a morte do servidor público municipal Caio Salinet, superintendente de Gestão e Controle. Segundo ele, Caio Salinet era um braço forte na Secretaria Municipal da Fazenda e tinha trâmite em todas as demais.

Futuro promissor O prefeito Beto Preto observa que Caio Salinet, nos seus 38 anos de idade, ainda tinha um futuro promissor pela frente como profissional da área fazendária e professor universitário. Sua morte pegou de surpresa prefeito, vice, secretários e todos os servidores públicos municipais de Apucarana

Sessão A Câmara de Apucarana já preparou a pauta de votações da sessão ordinária que será realizada nesta segunda-feira, a partir das 16 horas. Da ordem do dia constam pelo menos um projeto do Executivo, um projeto de lei e um projeto de resolução dos vereadores e um requerimento de vereador Lucas Leugi (Rede). Pauta ainda poderá sofrer alterações.

Incômodo Os vereadores de Apucarana ainda deverão realizar a sessão ordinária desta segunda-feira sofrendo o incômodo das obras de reforma e adequação do prédio do Legislativo. A cada dia as obras avançam pelo interior do prédio, deixando o ambiente sem condições de acomodar bem os vereadores, imprensa e visitantes.

Prazo do Refis O prefeito de Jardim Alegre, José Roberto Furlan (PPS), está alertando os contribuintes que o prazo para adesão ao programa Refis (refinanciamento de dívidas tributárias) termina no próximo dia 30. Quem tem dívida com o município poderá regularizar a situação com o abatimento de 100% das multas e dos juros. “É bom que todos aproveitem esta chance”, diz.

Caso Funaro I Os termos do acordo de delação premiada do doleiro Lúcio Funaro com a Procuradoria Geral da República (PGR) preveem o pagamento de uma multa aos cofres públicos de R$ 45 milhões e o cumprimento de prisão em regime fechado em presídio de apenas 2 anos. O restante da pena de 30 anos acertada com os procuradores da República será cumprida de várias formas.

Caso Funaro II Pelo acordo, Lúcio Funaro poderá cumprir o restante da pena de 30 anos em prisão de regime domiciliar, prestação de serviços à comunidade e estudos definidos em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF). O tempo que ele se dedicar aos estudos e aos serviços ainda reduzirá parte da pena. Apontado como operador de propinas do PMDB, Funaro está preso desde junho de 2016.  

MPs na Câmara Depois da decisão do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de não pautar mais medidas provisórias até que se altere o rito destas proposições, a pauta do Plenário desta semana vai priorizar propostas somente de autoria de parlamentares, conforme garantiu o presidente aos companheiros parlamentares.

Votações Rodrigo Maia convocou os deputados para iniciarem as votações na manhã de terça-feira, com a primeira sessão deliberativa marcada para as 9h. No mesmo dia está previsto o início da discussão, na Comissão de Constituição e Justiça, do parecer do deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) contra a autorização para que o presidente Michel Temer e dois ministros sejam processados no STF.

Vapt Vupt

Em meio à crise econômica e queda de receita, alguns prefeitos têm cancelado festas de aniversário de suas cidades.         
Outros prefeitos têm estabelecido parcerias com empresas do ramo artístico para realização de shows.         
Em Faxinal, o prefeito Ylson Cantagallo (PMDB) já avisou que não haverá grande festa em dezembro como de costume.          Segundo Galo, em Faxinal haverá apenas um a festinha simples de confraternização para a população não ficar sem nada.