COLUNAS

min de leitura - #

Encontro de candidatos

Editoria de Política

| Edição de 25 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O encontro de prefeitos, ontem, em Apucarana, reuniu dois pré-candidatos ao governo do Estado: o secretário do Desenvolvimento Urbano, Ratinho Júnior (PSD), e o ex-senador Osmar Dias (PDT). Perguntado se já está em campanha com suas andanças pelo Paraná, Ratinho Júnior respondeu que tem o hábito de trabalhar sempre. Quanto à candidatura, disse que no ano que vem os partidos terão a oportunidade de debater o Estado e que seu grupo pretende apresentar um projeto político para os próximos vinte anos. Já Osmar Dias admitiu que quer disputar o governo e tem como bandeira a implantação de uma nova forma de fazer política, “onde a ficha limpa é mais importante do que a discussão de qualquer assunto”. Ele defende o fim do loteamento de cargos públicos por indicações políticas.

Em alta O lançamento de ontem do IV EMDS, realizado na Unespar/Fecea, deixou evidente o alto conceito do prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD) no meio político paranaense. Os resultados de seu primeiro mandato e a aprovação demonstrada na reeleição com quase 90% dos votos válidos, foram ressaltados em discursos de lideranças.

Referência O secretário estadual Ratinho Júnior lembrou da capacidade administrativa de Beto Preto, que passou a ser referência para prefeitos do Paraná e do Brasil. “O trabalho desenvolvido por ele colocou Apucarana num outro patamar, de cidade importante e consolidada em termos econômicos e sociais para nosso estado”, disse.

Prestígio O prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PDT), disse que fez questão de prestigiar o evento de um prefeito que, com Júnior da Femac (PDT), deu “um show de administração”. “Com certeza aqui têm práticas boas que podemos levar. Quando percebemos um prefeito reeleito com grande aprovação, sabemos que ele está no caminho certo.”

Explicação Para o ex-senador Osmar Dias (PDT), Beto Preto se reelegeu, junto com o Júnior da Femac, com quase todos os votos de Apucarana. “Isso não foi à toa e a explicação está em apenas duas palavras: trabalho e respeito ao dinheiro público”, disse. Osmar se colocou ao lado dos prefeitos em apoio à repactuação federativa.

Inversão No encontro de prefeitos ontem, o secretário estadual do Planejamento, Cileninho Júnior, fez uma saudação diferente ao prefeito de Apucarana, Beto Preto. “Vou inverter as coisas. Ao invés de cumprimentar o Beto Preto, quero cumprimentar seus adversários que tiveram a coragem de enfrentá-lo na campanha eleitoral”, disse sob aplausos.
Pedido Durante a entrega do novo viaduto da BR-376 em Apucarana, o governador Beto Richa (PSDB) ouviu do prefeito Beto Preto pedido de mais uma obra. “Como pedir não tira pedaço, vou aproveitar e fazer um pedido ao governador para que olhe com carinho o nosso Contorno Sul”, disse o prefeito, defendendo a sua duplicação.  

Alfinetada Richa ‘alfinetou’ o ex-governador Roberto Requião (PMDB). Sem citar nomes, lembrou que “um ex-candidato disse que, com o pedágio, ou baixa ou acaba. Pura demagogia. Não aconteceu nem uma coisa, nem outra. Eu resolvi tratar o assunto com responsabilidade, por isso estou aqui mais uma vez inaugurando essa obra”.

Protesto I Dezenas de professores estenderam faixas contrárias ao Governo do Estado ao longo da BR-376, próximo ao local onde Richa inauguraria o viaduto. O protesto, no entanto, foi pacífico, com os manifestantes se mantendo distantes. Não houve registro de incidentes, nem de confrontos entre membros do governo e manifestantes.

Protesto II No palanque, Richa foi duro com os manifestantes. Depois de elencar os avanços que a educação teve em seu governo, ele foi categórico. “Podem esbravejar, podem espernear, mas daqui não sai mais nada. As demandas de uma classe não podem ser infinitas. O interesse público tem que ficar acima do interesse pessoal”. 

Pessuti O ex-governador e hoje diretor do BRDE, Orlando Pessuti (PMDB), brincou durante a solenidade de ontem, dizendo que já havia atestado a qualidade do viaduto inaugurado em Apucarana. “O viaduto é bom mesmo! Acabei de tropeçar em uma ‘tartaruga’ fixada no asfalto e ela não foi arrancada”, disse ele, arrancando risadas.

Vaut Vupt

O ex-prefeito de Maringá, Sílvio Barros (PP), participou do encontro de prefeitos ontem em Apucarana.          
Sílvio Barros participou do encontro, mas na condição de secretário da Prefeitura de Sarandi.          
Sílvio Barros encontrou-se com o atual prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PDT), seu adversário.        
Bete Camilo (PR), de Manoel Ribas, representou as mulheres na mesa diretora do encontro.