CIDADES

min de leitura - #

Entrega de geradores interrompe trânsito no centro

Da Redação

| Edição de 13 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Hospital da Providência recebeu na tarde de ontem (12) dois geradores de energia que darão suporte para a instalação do aparelho de radioterapia do setor de oncologia. Trechos das ruas Osório Ribas de Paula, local onde está sendo construído o novo setor, e Nagib Daher foram fechadas durante uma hora para a chegada dos equipamentos, que foram instalados com o auxílio de um guindaste. 

Segundo a assessoria do Hospital da Providência, os dois equipamentos de capacidade 500 KVA (cada) e cerca de 11 toneladas, serão usados para abastecer a demanda de energia do hospital hoje (13) e amanhã (14), pois haverá momentos de desligamento da energia, realizados pela Copel. 
A energia terá que ser cortada para a instalação de uma nova entrada de energia, bem como uma nova cabine de medição e um novo transformador que vão comportar tanto o novo equipamento de radioterapia quanto a nova maternidade. 
Segundo a irmã Geovana Ramos, diretora-geral do Hospital da Providência, a troca da cabine de medição requer suporte de energia e por isso, a direção do hospital solicitou a ajuda dos geradores. “O setor de oncologia é uma conquista para Apucarana e região. A nossa obra está 95% concluída e estamos nos trâmites finais para receber o novo equipamento”, comemora. 
Atualmente, pessoas acometidas pelo câncer em Apucarana e região precisam recorrer à Londrina ou outros centros de referência para obter o tratamento. O equipamento de radioterapia foi conquistado por intermediação do então prefeito Beto Preto e pelo deputado federal Sérgio Souza, junto à direção da Itaipu Binacional.  
O equipamento chamado de acelerador linear é importado e vem sob encomenda dos Estados Unidos. O valor estimado deste objeto é de US$ 1,250 milhão. Para abrigar o acelerador linear de última geração, estã sendo construído um “bunker” com custo estimado em R$2,5 milhões. (FERNANDA NEME)