OPINIÃO

min de leitura - #

Esporte no combate às drogas em Arapongas

Da Redação

| Edição de 21 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma iniciativa da Guarda Municipal (GM) e do Ministério Público (MP) de Arapongas promete tirar crianças e adolescentes das ruas da cidade utilizando como chamariz o esporte. O projeto ‘Depois da Escola tem Bola’, que será desenvolvido na periferia do município, foi apresentado na semana passada a empresários e líderes de bairros, que serão convocados a ser parceiros dessa ação.

O ‘Depois da Escola tem Bola’ quer implantar escolinhas para a prática de esportes, além de organizar um campeonato nas comunidades carentes como forma de dar mais inclusão e afastar os jovens das drogas e da criminalidade.

A iniciativa aposta na prevenção. Ao garantir alternativas de lazer e interação, o projeto pretende conquistar e aproximar esses jovens de práticas construtivas de convivência. O objetivo do projeto, ainda em fase embrionária, é envolver ainda alunos de Educação Física de faculdades da região para que eles ministrem voluntariamente treinamentos para crianças, adolescentes e jovens.

A ação em Arapongas se espelha em atividades semelhantes já desenvolvidas com sucesso em outros municípios. Durante a apresentação do projeto, na última quinta-feira, foi mostrado um vídeo da cidade de Araranguá (SC), que conseguiu bons resultados através do esporte.

A proposta de Arapongas precisa ser destacada e merece todo o apoio da sociedade do município. Infelizmente, muitos adolescentes da periferia acabam admirando traficantes ou criminosos que moram em seus bairros porque lhes falta uma referência positiva na sua comunidade. O projeto vem para suprir essa lacuna. O esporte tem papel fundamental nesse sentido, ao oferecer oportunidades, mas também para formar cidadãos mais responsáveis e disciplinados, sem contar os benefícios para a saúde do corpo e da mente.

No entanto, o ‘Depois da Escola tem Bola’ apenas sairá do papel se houver um engajamento de toda a comunidade. É essencial o apoio de empresários e das lideranças de bairros, além de estudantes de educação física e outros voluntários. É preciso abraçar esse projeto, tornando-o realidade. Boa parte da população critica a escalada da violência, mas não colabora para mudar a realidade quando é convocada. Esse projeto em Arapongas é uma oportunidade de fazer a diferença, ajudando a dar novas perspectivas a essas crianças e adolescentes que vivem na periferia da cidade.