COLUNAS

min de leitura - #

Festa dos 75 anos

Editoria de Política

| Edição de 04 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O vice-prefeito de Apucarana, Sebastião Ferreira Martins Junior (PDT), o Junior da Femac, está eufórico com a preparação da festa dos 75 anos de Apucarana. Segundo ele, tudo está sendo planejado com muito carinho e com o máximo cuidado para que seja uma festa familiar, marcando a comemoração do aniversário da cidade com shows musicais, gastronomia, cultura e lazer. “Apucarana está retomando o seu protagonismo na região e até mesmo no âmbito estadual, com conquistas históricas no campo político e no desenvolvimento sócio econômico e esse momento merece uma festa especial para os apucaranenses e o público regional”, avalia Junior da Femac, enaltecendo o trabalho liderado pelo prefeito Beto Preto (PSD) nos últimos anos.

Expectativa Existe expectativa de que a transmissão do cargo do prefeito Beto Preto (PSD) para o vice-prefeito Junior da Femac (PDT) aconteça no início da próxima semana. Ainda ontem, Beto Preto aguardava o documento que autoriza a licença da função de médico perito de carreira do INSS e sua cessão para o Governo do Paraná, no cargo de secretário de Estado da Saúde. 

Sessão A Câmara de Apucarana realizou ontem pela manhã a segunda sessão extraordinária da semana para votar projetos de lei do Executivo encaminhados em regime de urgência. Desta vez, teve a presença de todos os vereadores. Na primeira, realizada quinta-feira, faltaram quatro: Rodolfo Mota (PSD), Prof. Edson (PPS), Gentil Pereira (PV) e Márcia Sousa (PSD).

Última Sob o comando do novo presidente vereador Luciano Molina (Rede), a Câmara de Apucarana realiza neste sábado, às 9 horas, a última sessão extraordinária. Vereadores estão votando quatro projetos de lei do Executivo que tratam da reforma administrativa no âmbito da Gestão Municipal, dois que dão denominação de ruas e um que dá nome a uma nova creche.

Posse na Amuvi A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) fará reunião no próximo dia 10, às 10 horas, no 40 Country Club de Faxinal. Na ocasião, toma posse a nova diretoria, que tem como presidente eleito o prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (MDB), o Galo. Vários deputados já confirmaram presença, inclusive o ex-governador Orlando Pessuti.

Eufórico O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo, o Galo, se diz eufórico e animado para assumir oficialmente a presidência da Amuvi. Seu desejo é fazer uma grande administração, sobretudo contando com o auxílio de todos os prefeitos do Vale do Ivaí. É possível que o governador Ratinho Junior (PSD) também dê uma passada na reunião da Amuvi para prestigiar sua posse.
Nomes da região Mais dois nomes da região também passam a integrar a equipe do governador Ratinho Junior, ambos na Secretaria de Estado da Agricultura. São os engenheiros agrônomos Nelson Harger, do escritório regional da Emater de Apucarana, e Richard Golba, ex-prefeito de Cândido de Abreu. Harger será diretor de Extensão Rural e Golba presidente da Ceasa.

Convite a Kireeff O ex-prefeito de Londrina Alexandre Kireeff (Podemos) teria recebido convite do governador Ratinho Junior para presidir a Compagas. Ele foi prefeito na gestão 2013/2016. Kireeff é veterinário, agropecuarista, empresário e deixou a prefeitura de Londrina muito bem avaliado pela população. Ele também foi presidente da Sociedade Rural do Paraná.

Previdência I O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse ontem que a proposta do governo para a reforma da Previdência será apresentada neste mês. Ele afirmou ainda que vai aproveitar partes da proposta enviada ao Congresso pelo ex-presidente Michel Temer (MDB), que já tramita na Câmara. Bolsonaro foi questionado sobre a reforma por jornalistas.

Previdência II “A proposta de reforma da Previdência sai este mês. Vamos aproveitar a que está na Câmara. A última proposta minha é aproveitar”, disse o presidente da República, que assumiu o governo terça-feira. Bolsonaro explicou que o texto do governo vai estabelecer a idade mínima de 62 anos para homens em 2022.

Pezão O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) ajuizou uma nova ação civil pública contra o ex-governador do estado Luiz Fernando Pezão (MDB). Dessa vez, ele é acusado de improbidade administrativa por ter recebido R$11,4 milhões da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Rio de Janeiro (Fetranspor) para atuar em favor dos interesses da entidade.

Vapt Vupt

Prefeitos do Vale do Ivaí já tentam agendar audiências nas secretarias do governo do Paraná.     
Alguns municípios ainda têm projetos da gestão anterior de governo aguardando liberação de recursos.   
A expectativa dos prefeitos do Vale do Ivaí é a de que a liberação de recursos seja ágil no novo governo.       
A partir de segunda-feira algumas prefeituras da região retomam suas atividades normais após o recesso.