CIDADES

min de leitura - #

Florada das cerejeiras marca início do inverno

DA REDAÇÃO

| Edição de 23 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 O inverno chegou oficialmente aos 32 minutos da madrugada de ontem. Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) - nesta estação não serão sentidos os efeitos do El Niño e de La Niña. A previsão é de que o inverno não trará grandes surpresas e a estação terá ondas de ar frio e seco, algumas geadas, possibilidade de alguns veranicos em agosto e chuvas abaixo do esperado. Em Apucarana, a estação mais fria do ano é marcada pela florada das cerejeiras.

As cerejeiras ornamentais (sakura) chegaram em Apucarana nos anos 70, pelas mãos dos primeiros imigrantes japoneses. A árvore, encontrou na cidade um clima muito favorável e, com o passar do tempo, tornou-se também a árvore símbolo de Apucarana.
Dados da Secretaria Municipal de Agricultura, que mantém o viveiro municipal, revelam que nos últimos três anos foram plantadas cerca de 3 mil unidades de cerejeiras na área urbana de Apucarana. “Atualmente encontramos cerejeiras não só nas ruas ou parques, mas também em quintais, chácaras, pátios de empresas e até em condomínios residenciais. Além da beleza da sua florada, a cerejeira é adequada para a área urbana, garantindo bom sombreamento sem prejudicar as calçadas e a fiação elétrica”, comenta o prefeito Júnior da Femac.
Por ser cultuada pelos imigrantes japoneses, a florada ganhou uma festa anual em Apucarana, a Festa da Cerejeira que, devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), teve as suas edições de 2020 (26ª) e 2021 (27ª) canceladas.