CIDADES

min de leitura - #

Fogo destrói área ambiental em Ivaiporã

Ivan Maldonado

| Edição de 15 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Um incêndio destruiu na manhã de ontem cerca de meio alqueire de uma Área de Preservação Permanente (APP) com extensão total de dois alqueires, situada nas proximidades da estrada Ouro Verde, em Ivaiporã.  A ocorrência foi registrada por volta das 9 horas pela equipe de fiscalização da Secretária de Meio Ambiente, que acionou o Corpo de Bombeiros. Foram cerca de 5 horas de trabalho e utilizados mais de 6 mil litros de água para evitar que o fogo se propagasse. 

Segundo informações do secretário de Meio Ambiente, Jayme Ayres, a chamas teriam iniciado em uma área de charco da APP. “Tivemos a intervenção rápida do Corpo de Bombeiros, senão o fogo teria se alastrado para a mata”, comenta Ayres. 

Imagem ilustrativa da imagem Fogo destrói área ambiental em Ivaiporã
Bombeiros trabalham no combate a incêndio ambiental | Foto: Ivan Maldonado

O secretário Jayme Ayres, que já foi presidente da Defesa Civil de Ivaiporã, alerta os produtores rurais que, durante o inverno, a situação de incêndios ambientais se agrava em função do tempo seco. 

“Nessa época é importante que as pessoas tomem cuidado com bitucas de cigarro jogadas à beira de estradas e pequenas fogueiras. Também é importante que o proprietários rurais façam um limpeza ao redor das APPs para evitar que o vento traga o fogo para essas áreas”, afirma Ayres.