CIDADES

min de leitura - #

Força-tarefa vai retirar cavalos das ruas

Da redação

| Edição de 29 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Operação foi definida em reunião realizada ontem em Apucarana
O crescente número de equinos soltos em Apucarana foi discutido ontem em reunião convocada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com participação de representantes das Polícia Militar (PM), Força Verde, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, concessionária Viapar e de uma organização não governamental que tem atuado voluntariamente na cidade. No encontro, foi definida uma ação conjunta para retirada dos animais.

Imagem ilustrativa da imagem Força-tarefa vai retirar cavalos das ruas


Convidados, Polícia Civil, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e concessionária Rodonorte, não enviaram representantes. “A presença desses animais, que geralmente vagam soltos, tornou-se um problema sério e que tem gerado grande preocupação a todos nós”, informou Sérgio Bobig, secretário Municipal de Meio Ambiente.
Com assessoria de técnicos do meio ambiente e da Procuradoria Jurídica, a reunião definiu a realização de uma grande operação conjunta. “A partir de agora iniciaremos as tratativas para essa força-tarefa, que se dará em data surpresa”, revelou.
Segundo ele, a situação em que os animais estão na cidade é ilegal e pode gerar diversas ocorrências aos responsáveis. “A legislação prevê inúmeras sanções, enquadrando esses casos como maus-tratos e até como crime ambiental. Em caso de ocorrer algum acidente, o responsável pelo cavalo deve ainda indenização à vítima”, alerta.
Segundo levantamento da prefeitura, o maior número de animais de grande porte soltos  está concentrado entre as regiões Norte e Leste. Ao serem apreendidos, os animais serão conduzidos a um local apropriado pela ong voluntária. “Um prazo de 15 dias será dado para reclamações. Caso o dono não apareça, serão encaminhados para doação”, afirmou Bobig.
Um chamamento público, já aprovado pela Câmara Municipal de Apucarana, deve ser publicado nos próximos dias visando o cadastramento de mais entidades interessadas em contribuir com o trabalho de recolhimento e destinação. 
Atualmente, 15 cavalos estão sob a guarda da Ong Associação de Proteção dos Animais de Grande Porte do Vale do Ivaí (A.P.A.G.P.V.I) e geram despesa mensal na ordem de R$3 mil. A expectativa das autoridades é de que na operação surpresa que será deflagrada nos próximos dias pelo menos mais 30 animais sejam apreendidos.
 (EDITORIA DE CIDADES)