COLUNAS

min de leitura - #

Gerência regional da Sanepar

Editoria de Política

| Edição de 05 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito licenciado de Apucarana, Beto Preto (PSD), recebeu anteontem a informação de que um abaixo-assinado está correndo na região, pedindo apoio de prefeitos para nomeação de Milton César Gonçalves no cargo de gerente regional da Sanepar. Alguns prefeitos se negaram a assinar o documento, por não ter caráter oficial ou por não ser de iniciativa da Amuvi (Associação dos Municípios do Vale do Ivaí). “Estranhei o fato de o mesmo cidadão que pede a sua nomeação para o cargo e busca assinaturas de prefeitos, citar que a indicação tem o apoio do prefeito de Apucarana”, disse Beto Preto. Segundo ele, não foi dada anuência sua ou do prefeito em exercício Junior da Femac (PDT), em relação a este documento. Beto Preto foi avisado por dois prefeitos que não quiseram assinar o documento. 

Sem indicação O presidente da Amuvi, prefeito Ylson Cantagallo (MDB), o Galo, disse ontem que a associação não está indicando ninguém para gerente regional da Sanepar e nem autorizou ninguém a usar o nome da Amuvi para pedir apoio dos prefeitos. Ele diz que também foi procurado pelo mesmo cidadão para assinar o documento, porém não assinou.

Apoio ao Junior O prefeito licenciado de Apucarana, Beto Preto, fez ontem uma defesa vigorosa do prefeito em exercício Junior da Femac. “Apesar do ótimo trabalho que o Junior vem realizando à frente da prefeitura, dando continuidade a importantes obras, retomando outras e acelerando os serviços em geral, vem recebendo ataques gratuitos, principalmente pelas redes sociais”, lamentou Beto Preto. 

Eficiência Beto Preto, que está respondendo pela Secretaria de Estado da Saúde no governo de Ratinho Junior, disse ter convicção de que o engenheiro Junior da Femac irá conduzir a prefeitura de Apucarana com competência e muita eficiência. “O Junior tem meu total apoio e também do governador Ratinho Junior”, frisou Beto Preto.

Cidrebac I O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), foi reconduzido ao cargo de presidente do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Regional da Bacia do Ribeirão Cafezal (Cidrebac). A recondução se deu durante reunião ontem na Prefeitura de Arapongas, da qual participaram o prefeito em exercício, Jair Milani (PP), o prefeito licenciado e presidente da Amepar, Sérgio Onofre (PSC), prefeitos e outros.

Cidrebac II O Cidrebac é formado pelos municípios de Londrina, Cambé, Rolândia e Arapongas. Durante a reunião, os prefeitos pediram a Belinati pressa na utilização das máquinas, tratores e caminhões do consórcio. Os equipamentos foram liberados em março de 2018, com um investimento inicial do governo de aproximadamente R$ 3 milhões, porém até hoje nenhum metro de estrada foi recuperado. 

Onofre de volta Depois de um período de 30 dias de licença, Sérgio Onofre reassume nesta quarta-feira o cargo de prefeito de Arapongas. Durante o período, esteve à frente do cargo o vice-prefeito Jair Milani, que também é titular da Secretaria Municipal de Obras. Apesar das férias, Onofre diz que esteve trabalhando em busca de recursos e projetos para o município. “Férias mesmo, só no papel”, comenta.

Visita O novo delegado da 54ª Delegacia Regional de Polícia Civil (54ª DRP), Aldair da Silva Oliveira, fez sua primeira visita oficial à Prefeitura de Ivaiporã após ser empossado no cargo. O delegado, que estava acompanhado do escrivão João Batista do Prado, foi recebido pelo prefeito em exercício Ilson Gagliano (PSD), o Ilsinho, e pelo presidente da Câmara de Vereadores, Eder Lopes Bueno (PP) . 

Chefia O novo delegado de Ivaiporã substitui Gustavo Dante, que assumiu na semana passada a chefia da 17ª Subdivisão Policial (17ª SDP) de Apucarana. Oliveira foi transferido de Arapongas, onde exercia função de delegado adjunto na 22ª Subdivisão Policial (22ª SDP). Adail e Ilsinho conversaram sobre assuntos relacionados à segurança pública, assim como o trabalho que o novo delegado pretende realizar à frente da instituição. 

Bolsonaro O presidente Jair Bolsonaro teve melhora do seu estado de saúde nas últimas 24 horas e está “sem dor, afebril e com redução da coleção líquida no abdômen”, segundo boletim médico divulgado na tarde de ontem. Bolsonaro foi internado no hospital Albert Einstein, em São Paulo, há nove dias, para ser submetido a uma cirurgia de reconstrução do trânsito intestinal.

Vapt Vupt

Pouco mais da metade dos 513 deputados compareceu à Câmara anteontem após o início dos trabalhos legislativos.
Ontem, a primeira sessão de debates do ano na Câmara teve bate-boca e troca de provocações entre parlamentares.      
Eleitores de todo o Brasil estão na esperança de que a nova Câmara dos Deputados realmente mude para melhor.
A julgar pelo que já se viu na eleição da nova mesa diretora do Senado, o Congresso não vai mudar muita coisa.