CIDADES

min de leitura - #

Godoy Moreira tenta retomar produção de maracujá

Agência Estadual de Notícias

| Edição de 29 de março de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Emater, prefeitura e o conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável de Godoy Moreira, promovem, na próxima terça-feira (04), uma reunião técnica para debater com 40 agricultores familiares alternativas que podem levar a retomada da cultura do maracujazeiro na região.

Imagem ilustrativa da imagem Godoy Moreira tenta retomar produção de maracujá

Há quatro anos, a cultura do maracujá era um dos principais negócios da agricultura local. A atividade chegou a ser desenvolvida por cerca de 100 famílias de produtores e rendia a colheita anual de 700 mil quilos da fruta, com receita bruta de R$750 milhões. O abandono do cultivo aconteceu com a chegada de uma virose de difícil controle.
Técnicos da prefeitura e da Emater já têm a receita para fazer a cultura do maracujá voltar a ser desenvolvida. Para evitar os danos provocados pela nova doença, os produtores vão produzir as mudas em ambientes protegidos. As plantas só serão levadas a campo, onde ficam mais expostas ao ataque da virose, quando atingirem dois metros de altura e quase na época de frutificação. Segundo o extensionista da Emater, Reginaldo Sambugari, no município já existem dois produtores colocando essa técnica em prática com bons resultados.
A engenheira agrônoma Beatriz Santos Meira, da secretaria municipal da Agricultura, conta que, no momento, dez agricultores trabalham para voltar à atividade. Serão plantados cerca de três mil pés com produção estimada de 77 mil quilos de maracujá.
Beatriz conta que, antes, um maracujazeiro chegava a produzir por três anos seguidos. Agora, com o aparecimento da virose, as plantações terão que ser renovadas a cada ano.
Ainda na terça-feira, data que o município comemora o seu aniversário de emancipação política, prefeitura e Emater fazem o lançamento do Plano Municipal de Desenvolvimento da Agricultura (AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS)